O deputado estadual Carlos Pimenta participou nessa quinta-feira, 14/10, de Reunião Especial de Plenário que marcou a assinatura, pelo presidente Agostinho Patrus, da carta compromisso de adesão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ALMG, a campanha nacional pelo parto seguro e respeitoso e pela redução da mortalidade materna neonatal, elaborada conforme as diretrizes da Aliança Nacional Para o Parto Seguro e Respeitoso.
Na oportunidade, o presidente da ALMG, Agostinho Patrus, anunciou o lançamento do Fiscaliza+, que será criado pelo Parlamento Mineiro para aprimorar o monitoramento das políticas públicas executadas no Estado, agora por meio de indicadores de avaliação.
Na cerimônia, autoridades no assunto apresentaram dados avaliados como alarmantes, mostrando que, em 2019, 64% das mortes de crianças com menos de um ano ocorridas em Minas e 91% das mortes maternas aconteceram por causas evitáveis, quadro este agravado pela Covid-19, tendo a pandemia representado um retrocesso na proteção à vida de mulheres e crianças.
Agostinho Patrus destacou, também, que a iniciativa se somará ao Assembleia Fiscaliza, iniciativa da ALMG para a prestação de conta periódica de gestores de todas as áreas do governo ao Legislativo. Segundo ele, junto com o Assembleia Fiscaliza, esses indicadores serão incorporados a esse monitoramento. (MARGARIDA MAGALHÃES – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)