Carlos Pimenta participa da apresentação do plano de políticas públicas sobre dependentes químicos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Carlos Pimenta participa da apresentação do plano de políticas públicas sobre dependentes químicos

Plano trata sobre cuidados, tratamento e prevenção do uso e abuso de substâncias químicas

GIRLENO ALENCAR

O deputado Carlos Pimenta participou da apresentação e entrega do Plano Mineiro de Políticas Públicas para cuidados, tratamento e prevenção do uso abuso de substâncias químicas, em evento realizado em Montes Claros, coordenado pela subsecretária da Sedese Soraya Romina e pela diretora regional Janice Pimenta. Na oportunidade o deputado falou da importância do trabalho de várias entidades e associações que lutam diariamente para ajudar a quem mais precisa nesta tarefa que é obrigação de toda a sociedade.

Soraya destacou o forte investimento que o Governo do Estado de Minas Gerais vem fazendo, no sentido de ampliar parcerias com as Organizações da Sociedade Civil-Osc’s, especialmente com as Comunidades Terapêuticas Acolhedoras, por meio da celebração de Termos de Colaboração, visando assegurar o acesso a cuidados/acolhimento às pessoas que precisam de apoio, em razão da dependência de álcool e outras drogas.

A subsecretária salientou que, em maio/2021, foi publicado o Edital de Chamamento Público n° 14/2021, com a finalidade de ampliar e fortalecer essas parcerias. Explicou que, com essa iniciativa, o Governo de Minas ampliou, em mais de 100%, o número de Osc’s parceiras, passando das atuais 35 instituições para 79, sendo 34 no eixo “Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas” e 45 no eixo “Cuidados/Acolhimento e Reinserção Social e Econômica”.

Para garantir a participação da sociedade no processo de construção do Plano Mineiro, no período de julho a setembro/21, foi aberto um processo de Consulta Pública, a fim de promover o necessário diálogo, escuta e interlocução, visando receber contribuições que possibilitassem o aprimoramento do documento, antes do mesmo ser entregue aos municípios de Minas Gerais.