O deputado e médico Carlos Pimenta defendeu o uso de medicamentos como a cloroquina e a ivermectina, no denominado tratamento precoce. Em pronunciamento na Assembléia Legislativa ele apoiou o deputado Sargento Rodrigues e parabenizou prefeitos que têm adotado esse protocolo e disse que muitas pessoas estão sendo salvas com a iniciativa. Carlos Pimenta entende que tem de respeitar a decisão do paciente, pois a ciência está dividida nessa questão, com 50% apoiando e outra metade contra esse tipo de tratamento, porém lembra que existe vasta literatura a favor do tratamento precoce, além de infectologistas de renome nacional e internacional que defende o uso desses medicamentos.
No seu discurso, Carlos Pimenta observou que na Espanha existe a prática desse tratamento precoce de forma sistemática e que em Montes Claros a Secretaria Municipal de Saude passou a disponibilizar esse procedimento nos postos de saúde, respeitando a vontade do médico, que decide se o paciente deve tomar ou não. Na sua visão, como médico, se o paciente apresentou os sintomas, como uma tosse fraca, mas sem apresentar febre, não existe nenhum impedimento de tomar os medicamentos do tratamento precoce, pois se esperar da replicação será provocada a inflamação. Ele lembra que esse tratamento deu certo para alguns e, por isso, tem de respeitar a vontade do paciente, que se decidiu fazer, deve procurar o posto de saúde.
Ainda em seu discurso, Carlos Pimenta lembra que na época da Epidemia da Zika Vírus, onde as crianças nasciam sem cérebro, esses medicamentos foram usados para combater o caso e a grande mídia exaltava essa situação, que agora combate. Ele lamenta que no caso da Covid, os interesses políticos e empresariais estejam falando mais alto, do que o interesse em torno da população. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)