O deputado estadual Carlos Pimenta está criando mais uma medida para dar segurança aos idosos e pessoas com deficiência. É um Projeto de Lei, de sua autoria que já está tramitando na ALMG, cujo objetivo é conceder aos idosos e as pessoas com deficiência, o direito de desembarcar fora dos pontos de parada dos transportes coletivo no período noturno.
De acordo com o texto do Projeto, o desembarque dessas pessoas será realizado sempre que solicitado ao motorista do coletivo e haja condições de segurança na parada do veículo na via, mesmo que no local indicado não exista pontos de parada regulamentado.
Vale ressaltar que o desembarque de idosos/ deficientes poderá ser efetuado em qualquer local onde a parada do coletivo seja permitida e possa ser realizada em condições de segurança, exceto nos corredores e faixas para ônibus, após as 22 horas de segunda a sábado e após as 21 horas aos domingos e feriados.
Ao elaborar esse Projeto de Lei, o deputado Carlos Pimenta teve como objetivo, ajudar idosos e deficientes expostos ao aumento da violência urbana a realizar um desembarque mais seguro. “Em muitos bairros, essas pessoas são obrigadas a percorrer longas distâncias do ponto de parada até suas casas, o que expõe a perigos constantes, que devem ser minimizados através de ações propositivas”, revela o parlamentar.
Na justificativa do PL, o parlamentar observa que o objetivo não é modificar paradas de Coletivos, mas sim, que as mesmas sejam seguras e realizadas obrigatoriamente no itinerário original. “Não sendo permitidos desvios ou rotas alternativas, mas que possa garantir o desembarque em local mais iluminado ou próximo de sua casa”, conclui. (MARGARIDA MAGALHÃES – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)