Carlos Pimenta cobra ajuda para a Unimontes - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Carlos Pimenta cobra ajuda para a Unimontes

O deputado estadual Carlos Pimenta voltou a falar sobre a greve na Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, e qualificou como legítima e pertinente às reivindicações dos médicos, enfermeiros e funcionários do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). “Nós vamos levar essas reivindicações à secretária de educação, Júlia Sant’Anna, estender a discussão à secretaria de Planejamento e Gestão, Seplag, Luisa Barreto e depois, ao Governador Romeu Zema, promete. O parlamentar destaca a importância do HU para Montes Claros e para o Estado. “É o único hospital que pertence ao Estado e que atende 100% o SUS. O hospital não tem atendimentos por convênio nem sequer particular”, lembra o deputado.

De acordo com Pimenta, existem vários funcionários com contratos precários, pois há muito tempo não se faz concursos na entidade. Sendo inclusive, o único órgão do Estado a não ter incorporado ao salário o valor de R$ 190, como ajuda de custo. “Vários outros já tiveram esse benefício”, pontua. Carlos Pimenta comenta sobre a grande defasagem nos salários básicos dos funcionários. “Estão tão defasados que em alguns casos, são menores que o salário-mínimo. O pior é que o HU pertence a Unimontes, que pertence à Secretaria de Educação, que por sua vez, não tem recursos para passar para o hospital, para o atendimento da população. Paga os professores da Unimontes, mas não passa recursos para o custeio do dia a dia, que é mais impactante”, revela.

Vale ressaltar que o HU é referência no tratamento da Covid-19 para todo o Norte de Minas. É um hospital importantíssimo. “Por isso temos que valorizar quem está ali trabalhando, mesmo com seus salários defasados”, argumenta. Também o reitor da Unimontes, o professor Antonio Alvimar Souza acompanha e sofre com toda essa situação. Ele tem procurado manter diálogo com a Secretaria de Educação, Seplag, mostrando a necessidade de uma correção salarial, novos concursos e novos funcionários. O médico Carlos Pimenta, como ex-aluno da Universidade, coloca-se, mais uma vez, à disposição para intermediar qualquer diálogo que venha beneficiar a Entidade.

CIRO ADIA – O presidenciável Ciro Gomes, do PDT, teve de adiar sua vinda a Montes Claros, que ocorreria ontem. Ele suspendeu sua agenda em Minas Gerais, que tinha programado eventos em Belo Horizonte, Montes Claros e Governador Valadares, por problemas de ordem pessoal. A vinda a Montes Claros estava sendo articulada com o deputado Carlos Pimenta. (MARGARIDA MAGALHÃES – Colaboradora)