GIRLENO ALENCAR
Ao participar da reunião conjunta entre o Conselho Estadual de Saúde, Assembleia Legislativa, Ministério Público e a Secretária Estadual de Saúde, o deputado estadual Carlos Pimenta, presidente da Comissão de Saude, mostrou-se confiante em saber que o governo de Minas Gerais tem o Plano Estratégico de Vacinação contra o Coronavírus. Ele lembra que “como nenhum Estado brasileiro pode adquirir vacinas, pois isso cabe ao Governo Federal, não resta outra alternativa senão a de aderir ao programa nacional do ministério da saúde e foi isso que Minas fez”, observa o parlamentar. Na sua visão, Minas Gerais cumpriu as suas obrigações até a chegada da vacina ao Brasil.
Citou que Minas Gerais adquiriu 50 milhões de unidades de seringas e outros insumos como álcool, frascos de soros, desinfectastes tópicos etc; tem a quantidade suficiente de EPIs para os profissionais da linha de frente dos hospitais e dos que trabalham no atendimento básico; adquiriu 700 câmaras frias e equipou o centro de armazenamento e distribuição das vacinas em Belo Horizonte e nas 28 regionais de saúde; garantiu o transporte ágil e seguro das vacinas até BH e da capital para as regionais por aeronaves e caminhões refrigerados; fez a segurança do transporte das vacinas pela Polícia Militar e Civil e fiscalizou o cumprimento rigoroso dos primeiros a serem vacinados, garantindo a vacinação para as categorias incluídas no grupo prioritário (profissionais da saúde que estão nos CTIs, leitos de retaguarda), idosos albergados, profissionais dos hospitais, SAMU e outros)
“Temos que ter paciência para esperar nossa vez de receber as duas doses das vacinas disponibilizadas. Temos que cumprir nossas obrigações: usar máscaras, manter o distanciamento entre as pessoas, evitar aglomerações, lavar as mãos e usar álcool gel. A pandemia não acabou, os casos estão aumentando assustadoramente, as mortes estão ocorrendo em maior número e, se não tomarmos cuidado, podemos ser infectados e levar o vírus para dentro das nossas casas. A vacina já chegou e, em breve, estará disponibilizada para todos”, conclui o deputado.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)