Capitão Enéas recebe supervisão técnica da Regional de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Capitão Enéas recebe supervisão técnica da Regional de Montes Claros

Com o objetivo de reforçar o apoio às secretarias municipais de saúde com enfoque na organização dos processos de trabalho nos serviços de atenção primária e de atenção especializada, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou a realização de supervisões técnicas em unidades de saúde das localidades que pertencem à sua área de atuação.

O município de Capitão Enéas foi o primeiro a receber referências técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS). Com a participação de gestores do município, foram realizadas visitas no Centro de Atenção Psicossocial e em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo quatro sediadas na área urbana e duas nas comunidades rurais de Caçarema e Santana da Serra.

O coordenador da CAS, João Alves Pereira explica que uma das metas da SRS é melhorar os indicadores de desempenho de Capitão Enéas no Programa Previne Brasil, instituído pelo Governo Federal em 2019, estabelecendo um novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde. O repasse de recursos para os municípios leva em conta quatro critérios: captação ponderada; pagamento por desempenho; incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. O Programa visa aumentar o acesso da população aos serviços de atenção primária e o vínculo entre a população e as equipes de saúde.

“Avalio que, com a elaboração de um diagnóstico detalhado, teremos condições de propor um planejamento ao município visando à organização dos processos de trabalho nas unidades básicas de saúde e, consequentemente, a prestação de uma melhor assistência à população”, ressalta João Alves.

Após o detalhamento do diagnóstico a Superintendência Regional de Saúde irá realizar encontro com o prefeito e o gestor de saúde de Capitão Enéas para o repasse de informações e pactuação de um cronograma de ações a serem implementadas pelo município com apoio da Coordenadoria de Atenção à Saúde. (Ascom SES-MG)