Em mais uma ação dedicada às mulheres, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) levou para as ruas a campanha “Volta Maria”. Com faixas afixadas no espaço público, a ação retrata uma das fases do ciclo da violência doméstica e incentiva a denúncia em caso de ocorrência de crime. Também foram realizadas blitz educativas para conscientizar a população sobre o combate à violência de gênero.
A iniciativa envolveu policiais civis das delegacias especializadas da capital e de cidades vinculadas ao Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), ao longo do mês de março.
Em Belo Horizonte, a faixa foi afixada no entorno da Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher, no Barro Preto. Para a chefe do Defam, delegada-geral Carolina Bechelany, a iniciativa chama a atenção e envolve toda a sociedade.
“É de grande importância esse movimento contínuo de conscientização sobre a violência, e é papel da Polícia Civil esclarecer e abrir caminhos para a transformação. Continuamos com a atuação repressiva e também educativa ao tratar de um problema diário: a violência a que milhares de mulheres são submetidas, no Brasil, pelo único motivo de serem mulheres”, destaca Bechelany.
Ribeirão das Neves – Em parceria com a prefeitura, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Ribeirão das Neves promoveu a divulgação da campanha Volta Maria em dois momentos. Além das faixas fixadas, na tarde dessa quarta-feira (26/3), em pontos estratégicos da cidade, a campanha também passou a ser veiculada em telões da cidade com destaque à divulgação do projeto Chame a Frida.
A delegada Cristiane Gaspari, titular da Deam em Ribeirão das Neves, é a idealizadora da campanha. “A ideia surgiu de uma demanda recorrente na Deam, em que as vítimas retornavam, envergonhadas pelo fato de ter acreditado que o agressor tinha mudado”, revelou a delegada.
A equipe da Deam realizou uma blitz educativa na praça central, onde reuniram-se policiais civis com representantes do poder público e empresários em prol das mulheres. Na ocasião, a titular da unidade explicou sobre o ciclo da violência e como é relevante conhecer o tema.
A chefe da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid), delegada Juliana Califf, prestigiou a ação.
Sabará – A equipe da Deam em Sabará também participou de uma blitz educativa com distribuição de panfletos orientativos sobre a rede de proteção, centrais de atendimento e medidas protetivas, alertando acerca das formas de violência doméstica, bem como o crime de importunação sexual, especialmente no transporte público, sensibilizando passageiros e motoristas sobre o tema.
Com objetivo de informar sobre direitos e mecanismos de proteção para as vítimas de violência, a ação reuniu ainda integrantes da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Ordem dos Advogados (OAB) e do Conselho Regional de Atendimento à Mulher.
Para a delegada Joana Miraglia, a blitz reforçou o compromisso das autoridades e das entidades envolvidas na luta pela segurança e pelos direitos das mulheres, incentivando denúncias e promovendo uma sociedade mais segura e igualitária.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)