Campanha Vacinação Contra a Gripe começa dia 12 de abril - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Campanha Vacinação Contra a Gripe começa dia 12 de abril

GIRLENO ALENCAR

Com base em informe técnico elaborado pelo Ministério da Saúde, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) já está trabalhando na organização da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que começará no dia 12 de abril e terminará dia 9 de julho. Em Minas Gerais a estimativa é de que 8 milhões 433 mil 049 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe. A meta é vacinar 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários. Nas próximas semanas será realizada videoconferência envolvendo a coordenadoria de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), os coordenadores de vigilância epidemiológica e de saúde e as referências técnicas de imunização atuantes nas 28 unidades regionais de saúde do Estado, visando o alinhamento de informações e definição de estratégias de trabalho que serão implementadas junto com os municípios.

Em todo o país a Campanha de Vacinação terá público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde em 79,7 milhões de pessoas. Os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização da população – (Dia D), conforme a realidade de cada região. A vacinação será feita de forma escalonada, com os grupos prioritários sendo divididos em três etapas. No período de 12 de abril a 10 de maio a primeira etapa da Campanha contemplará a vacinação de crianças de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; indígenas e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa da vacinação será implementada entre os dias 11 de maio e 8 de junho tendo como público alvo idosos com idade a partir de 60 anos e professores das redes pública e privada de ensino. Já a terceira etapa da Campanha está prevista para o período de 9 de junho a 9 de julho envolvendo pessoas portadoras de comorbidades; deficientes físicos permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores do sistema portuário; forças de segurança e salvamento; militares das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; a população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes chama a atenção para a importância da vacinação dos grupos prioritários contra a gripe levando-se em conta que “a imunização vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus”.  Para todo o país o Ministério da Saúde tem previsão de distribuir 80 milhões de doses de vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, sediado em São Paulo. Durante todo o período de vacinação os estados deverão adotar medidas de prevenção à transmissão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

A Campanha contra a Influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Considerando a ausência de estudos sobre a co-administração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deverão priorizar a dose contra a Covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.