Em todo o Brasil, está sendo promovido o ‘Agosto Lilás’. Essa ação visa implementar campanhas de conscientização e educação para o combate de todas as violências contra a mulher, e também incentivar a denúncia de crimes cometidos contra esse público.
Em Montes Claros, neste mês dedicado à proteção das mulheres, a Secretaria Municipal de Educação está comemorando os 17 anos da Lei Maria da Penha, promulgada em 7 de agosto de 2006, e a Lei de Combate à Violência Política contra a Mulher, sancionada em 2021. A campanha foi instituída por lei para que, durante todo o mês de agosto, sejam desenvolvidas ações que coíbam as agressões e todo o tipo de opressão sofrido pelas mulheres.
A secretária municipal de educação, Rejane Veloso fala sobre como a campanha está sendo desempenhada nas escolas da cidade. “Já é rotina no Sistema Municipal de Ensino, por meio da Educação Inclusiva, tratar sobre a temática nas escolas, fazendo prevenção da violência e atuando também nos encaminhamentos de mulheres que passam por violência doméstica e outros tipos. Mas nesse período vamos reforçar as ações, com atividades voltadas ao tema, orientando e divulgando junto à comunidade escolar as medidas que podem ser adotadas nos casos de mulheres em situação de violência”. O movimento iniciou nessa terça-feira (8), com um protesto de um minuto de silêncio contra todo tipo de violência contra a mulher.
A coordenadora da Educação Inclusiva, Meirielle Duarte, afirma que a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e ao Conselho da Mulher, com atividades promovidas em todo o município. “Rotineiramente, a Secretaria de Educação realiza rodas de conversas, campanhas educativas, palestras, atendimento à família, encaminhamentos na rede intersetorial, acompanhamento a mulheres vítimas de violência doméstica, sempre em consonância com a Rede e o Conselho da Mulher. E neste período do Agosto Lilás, todas essas ações serão reforçadas para fortalecer o chamamento da campanha”, declara. (JM sob supervisão de Stênio Aguiar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)