Câmara volta a ter reuniões com presença do público e aprova orçamento de 2022 - Rede Gazeta de Comunicação
Câmara volta a ter reuniões com presença do público e aprova orçamento de 2022

GIRLENO ALENCAR

A Câmara Municipal de Montes Claros voltou a se reunir com a presença do público, depois de um ano e sete meses com Plenário vazio, devido à pandemia Covid-19. “O acesso à Câmara ainda está sendo feito por agendamento prévio, estamos mantendo todas as medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde, mas para nós vereadores é uma alegria receber o público nesta Casa”, destacou o presidente, vereador Cláudio Rodrigues, ao saudar o público presente. Entre os visitantes estavam os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Funorte. “Neste período do curso tivemos o desenvolvimento de um projeto, o Seminário Integrador, visando um projeto de lei que pudéssemos assistir da Câmara dos vereadores da nossa cidade. E hoje tivemos a felicidade de estar numa das reuniões mais importantes do nosso Legislativo, justamente por estar em votação”, destaca.

A primeira proposta de iniciativa do executivo votada se refere ao veto ao projeto de Lei 75/2021, de iniciativa do vereador Elair Gomes (MDB), em que dispõe sobre proibição da realização de tatuagem e implantação de piercings em animais domésticos e silvestres no município de Montes Claros. A alegação da prefeitura é de que, da forma com que foi aprovado a proposta, poderia prejudicar outras áreas, onde para o controle, algumas espécies utilizam identificação a exemplo de aves, gados e outros animais. Outra proposta apresentada e aprovada na reunião se refere ao Projeto de Lei 93/2021 do Executivo que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Montes Claros para o período de 2022 a 2025. A proposta foi aprovada em regime de urgência. Foram apresentadas três emendas ao projeto, sendo duas de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PP) e outra do vereador, presidente da Câmara, Cláudio Rodrigues (Cidadania).

Também foi discutido, votado e aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei 94/2021 que Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Montes Claros para o Exercício de 2022. Junto ao projeto vereadores apresentaram e foram aprovadas as chamadas emendas impositivas, onde cada vereador tem a prerrogativa de indicar individualmente a realização de obras e benefícios para a população no valor de R$ 695,539. A estimativa da receita para o próximo ano é de R$ 1.404.822.800,00

A última proposta votada e aprovada se refere a Projeto de Lei 124/2021 concedendo Título Declaratório de Utilidade Pública Municipal à Associação de Amigos Gente Humilde de Montes Claros.

Durante a sessão, os vereadores também destacaram o aniversário de 53 anos do bairro Delfino Magalhães, comemorado em 28 de novembro.  Em seu pronunciamento, o vereador Odair Ferreira (Solidariedade) relatou a história do bairro, que nasceu Novo Horizonte, em 1968, e que, posteriormente, se tornaria o Grande Delfino, passando a integrar os bairros Jardim Palmeiras, Santa Lúcia, Novo Delfino, Vila Anália, Camilo Prates, Santo Antônio, Alto da Boa Vista, Vila Sion, dentre outros, se configurando como uma das regiões mais importantes do município.

“Delfino da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, dos saudosos padre Henrique e padre Antônio Carlos, onde tive a graça de fazer minha Primeira Comunhão; Delfino da Congregação das Filhas de Jesus na Memória da Santa Cândida, da saudosa Madre Omira e da querida Irmã Mônica; Delfino da obra social Nossa Senhora de Fátima; da Escola Estadual Delfino Magalhães onde tive a honra de estudar e aprender os verdadeiros valores humanos, da inesquecível diretora Dona Lúcia Pimenta Magalhães, Delfino dos clássicos entre o Magalhães F.C., do saudoso Tonão, e o Internacional, do meu saudoso pai Manoel Borges; Delfino de craques como Bentinho, Bento, Tininho e Murilo; Delfino de um sonho chamado Mocão; de lideranças políticas como nosso colega Marcos Nem”, elencou o vereador Odair Ferreira.

O vereador Marcos Nem (PSC) também destacou sua gratidão pelo bairro. “Eu nasci na zona rural do Laranjão, mas desde criança viemos para a região do Grande Delfino, onde moramos há mais de 40 anos, e crescemos junto com o desenvolvimento do bairro. É com muita alegria que a gente comemora esses 53 anos de história. Hoje temos na Câmara vários vereadores para continuar defendendo aquela região, como o vereador Odair, vereador Leãozinho, e vereador Edmilson, além, é claro, dos demais colegas. Juntos vamos continuar representando no Legislativo essa região tão importante, pela qual sou grato”, conclui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: