Câmara Municipal se mobiliza contra desativação do Exército em Moc - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Câmara Municipal se mobiliza contra desativação do Exército em Moc

A ameaça de desativação do 55º Batalhão de Infantaria do Exército, sediado em Montes Claros, levou os vereadores a uma visita ao quartel do Exército, na quarta-feira (13), atendendo convite do comandante da unidade militar, coronel Hidelgard Borba de Vasconcelos. Os vereadores criticaram a possibilidade de extinção do Batalhão, reconhecendo a importância da parceria com a sociedade local e se comprometendo a mobilizar o Legislativo em defesa da instituição, posição externada pelo presidente da Câmara Municipal, Cláudio Rodrigues.

Coube ao vereador Rodrigo Cadeirante resumir o sentimento dos colegas em relação à proposta de fechamento do quartel em Montes Claros. Ao se pronunciar, o parlamentar lembrou que, como líder da Maioria na casa legislativa (22 vereadores), não vai medir esforços para mostrar a relevância do Batalhão para o Norte de Minas e Montes Claros, especialmente, e a necessidade de unir a comunidade para o fortalecimento do braço militar na região.

Rodrigo se referiu ao Exército como instituição de grande respeitabilidade junto à população e enalteceu o papel que a Força exerce na defesa do nosso território. “Vocês colocam até suas vidas em risco para nos defender. São homens e mulheres valorosos. Por isso, nós também estamos disponíveis para defendê-los”, disse, reforçando sua disposição e a dos colegas em lutar para manter o 55º BI ativo em Montes Claros. “Sendo assim, estamos preparados para o combate”, concluiu. Ao final, os demais vereadores e o deputado estadual Carlos Pimenta, também presente à reunião, disseram se sentir representados pela posição assumida pelo colega Rodrigo Cadeirante.

O 55º BI vai comemorar 46 anos de presença em Montes Claros no dia 19 de abril próximo. A unidade está estrategicamente localizada no segundo entroncamento rodoviário do país, sendo Montes Claros a cidade polo de uma vasta região que compreende o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha, onde moram mais de 2 milhões e 700 mil pessoas.

O 55º BI executa a operação carro-pipa, que garante o abastecimento de água potável para a população do Norte de Minas e sul da Bahia. A unidade militar destaca-se, ainda, no auxílio à defesa civil, por ocasião das calamidades públicas, assim como nas ações cívicos sociais, prestando assistência médico-odontológica.

O quartel veio para a cidade por intermédio do então deputado Luiz de Paula e de políticos da região, sendo inaugurado em 19 de abril de 1976. Está subordinado diretamente à 4ª Região Militar, sediada em Belo Horizonte, e ao Comando Militar do Leste, com sede no Rio de Janeiro. Atualmente a estrutura do 55º Batalhão de Infantaria conta no seu efetivo com 500 pessoas – 233 soldados e recrutas. Em parceria com a Prefeitura, desenvolve o projeto Força no Esporte, que atende 230 crianças com atividades esportivas, reforço escolar e alimentação. A iniciativa acolhe crianças em vulnerabilidade social. Já o projeto João do Pulo atende 25 crianças autistas, com diversas atividades, em parceria com a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA).