A Câmara Municipal publicou ontem (1º), a Portaria 96/2021, onde o presidente Claudio Rodrigues de Jesus determina que a partir do dia 13 de abril e até nova deliberação por parte da Presidência, ficam restabelecidas as reuniões ordinárias das terças-feiras, com as sessões presenciais do plenário da Câmara, sem a presença de assessores e público, limitando-se apenas aos vereadores e servidores necessários para a sua realização, devendo as mesmas serem transmitidas pelos canais oficiais e contratados pela Câmara Municipal. Ele lembra que a indicação 01/2020 assinada e aprovada em plenário por todos vereadores suspendeu as reuniões presenciais.
Na nova portaria, o presidente explica que em caso de urgência poderá ocorrer a convocação de reunião em outro dia e horários, momento em que os vereadores serão convocados por meio telefônico, whatsapp ou qualquer outro meio de comunicação. Ficou definido ainda que serão adotadas as medidas internas necessárias para reforçar a limpeza e a desinfecção das dependências da Câmara Municipal, inclusive do plenário durante a realização da reunião e disponibilizar álcool gel no plenário. Ficam prorrogadas, à exceção das reuniões ordinárias das terças-feiras. É que os vereadores com comorbidades são dispensado da presença e participam pela via remota.
As unidades da Câmara Municipal de Montes Claros passaram por serviços de sanitização e desinfecção ontem, realizado pela equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, nas unidades à rua Urbino Viana e avenida Dr. João Luiz de Almeida, além do Arquivo Público Dr. Ivan José Lopes. As unidades da Câmara estão com o atendimento presencial suspenso e a circulação de pessoas reduzida desde o dia 2 de março, como medida preventiva no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Aproveitamos que a quinta-feira é ponto facultativo no âmbito do legislativo municipal e a Câmara estará fechada para realizar esse serviço de limpeza mais profunda, com biossegurança, garantindo que o local receba os cuidados necessários para a retomada do expediente, na próxima semana”, explica o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues.
Segundo o presidente, o serviço de sanitização e desinfecção vem sendo realizado periodicamente. “Esse trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde nos espaços públicos, com objetivo de conter a propagação do coronavírus, já que a desinfecção elimina o vírus da superfície de objetos e do piso, evitando a infecção das pessoas”, justifica. De acordo com os agentes da Vigilância em Saúde o produto utilizado para a limpeza é uma solução de hipoclorito de sódio, importante para desinfetar o que não pode ser limpo apenas com água e sabão. Cláudio Rodrigues reforça que, além da assepsia dos ambientes, é necessário que todos façam sua parte, adotando as medidas preventivas para evitar o contágio pelo vírus. “Para que esse trabalho surta efeito é preciso manter o distanciamento social, a higienização das mãos, e todas as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde, para vencermos essa pandemia”, finaliza. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)