A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nessa segunda-feira (20/5), sessão especial em homenagem aos 60 anos de criação do curso de história da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Participaram da sessão parlamentares, autoridades, estudantes e funcionários da universidade.
Autor do requerimento para a sessão, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) fez um relato cronológico da implantação do curso em 1964 e ressaltou os diversos mecanismos que foram implantados pela Unimontes para preservar a história da instituição e a parceria firmada com a Câmara de Vereadores para a produção dos livros: ‘Cidadãos de honra – 2000/2009’ e ‘Histórias de Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros’. “O historiador é um agente social de extrema importância na nossa sociedade uma vez que a análise dos fatos históricos nos possibilita olhar para o presente e lutar por um futuro socialmente mais justo”, comentou Rodrigues.
O coordenador do curso de história da instituição, César Henrique de Queiroz agradeceu a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores e falou sobre a contribuição do curso para o progresso do Norte de Minas ao formar professores e pesquisadores. “O curso contribui, ao longo dos anos, na divulgação da consciência que leva o cidadão a valorizar e respeitar a memória da nossa gente, da nossa região. Região muito carente de políticas em defesa do patrimônio e da memória”, ponderou Queiroz.
O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago expressou seu reconhecimento ao curso de história e agradeceu à Câmara de Vereadores pela parceria com a universidade e a homenagem prestada. “Toda a universidade vive um momento especial e na sexta-feira (24/5), a Unimontes completa 62 anos graça aos esforços de um grupo de visionários que enxergaram a oportunidade de transformar a nossa região por meio da educação”, destacou o reitor.
Educação para o futuro
Wagner Santiago ressaltou a proposta da universidade que contempla o presente e projeta o futuro ao buscar ampliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviço a comunidade, sempre conectado à inovação e as novas tecnologias.
“A nossa meta é fortalecer os cursos da instituição e a cada ano de gestão pretendemos criar um curso novo focado nas demandas do mercado de trabalho”, projetou o reitor.
A universidade lançou neste ano o curso de psicologia; para 2025, será lançado o curso de farmácia, com o objetivo de atender a demanda de cinco grandes indústrias instaladas em Montes Claros. A instituição analisa ainda a implantação dos cursos de cinema, engenharia mecânica e elétrica, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional. (STÊNIO AGUIAR)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)