Câmara dos Deputados realiza audiência sobre o Projeto Bloco 8 - Rede Gazeta de Comunicação
Câmara dos Deputados realiza audiência sobre o Projeto Bloco 8

GIRLENO ALENCAR

A Sul Americana de Metais (SAM), participou, de audiência pública da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, na terça-feira (21), para debater o Projeto Bloco 8, que pretende extrair e beneficiar minério de ferro na região Norte de Minas. Desenvolvido para ser sinônimo mundial de segurança e inovação, o projeto Bloco 8 é formado principalmente por um complexo minerário e uma barragem de água do Rio Vacaria, na região do Vale das Cancelas, no Norte do Estado, abrangendo os municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis. Além de trazer soluções para a disponibilização dos recursos hídricos, o projeto tem como compromisso fomentar na região uma plataforma de crescimento econômico e social.

A diretora de Relacionamento e Meio Ambiente da SAM, Gizelle Andrade, fez uma rápida apresentação do projeto e salientou a importância de discutir sobre as dúvidas relativas ao empreendimento. “A SAM reconhece e respeita as comunidades geraizeiras, quer sempre a conversa, o consenso e a realização das oitivas nos moldes da OIT169”, explicou. Segundo o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Daniel Piovanelli, a instituição acompanha o projeto desde 2009 e tem feito uma avaliação dos estudos feitos pela empresa. Ele informou ainda, que a lei permite a delegação do licenciamento como está sendo feito.

Na sequência, o superintendente do IBAMA, Ênio Fonseca, esclareceu que está em curso um licenciamento ambiental respeitando todas as normas vigentes. “O rito que está sendo seguido pelo órgão licenciador do Estado de Minas Gerais obedecerá a todas as determinações legais”, disse.

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB) recordou que simplesmente dizer não ao empreendimento é abrir mão da oportunidade de fortalecer economicamente e socialmente as famílias agricultoras locais. “Precisamos lembrar que já impedimos a concretização de alguns empreendimentos e depois nos arrependemos, como a Barragem de Berizal”, reforçou.

Outro defensor do projeto foi o deputado federal Marcelo Freitas (PSL). “O Bloco 8 é fundamental para a região de onde sou egresso e que conheço muito bem. Registro meu apoio total ao projeto que pode fomentar, inclusive, a agricultura familiar”, destacou. O deputado federal Pinheirinho (Progressistas) concordou com o colega parlamentar e completou que o uso de mandioca e milho no beneficiamento do minério pela SAM fortalecerão ainda mais agricultura familiar na região.

ALMG

Em 26 de agosto, a SAM participou de outra Audiência Pública, desta vez na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado Gil Pereira (PSD) lembrou que a barragem de Vacaria é uma demanda antiga da região e defendeu que o projeto Bloco 8 levará desenvolvimento para todo o Norte de Minas. “Ele tem viabilidade, desde que implementado com sustentabilidade ambiental”, afirmou. ´

Para o deputado Carlos Pimenta (PDT), o empreendimento será fundamental para o desenvolvimento da região. Por sua vez, o deputado Arlen Santiago (PTB) vê com bons olhos o projeto por acreditar que ele vai beneficiar uma região que enfrenta vários problemas, como pobreza e falta d’água. Também é favorável ao projeto o deputado Virgílio Guimarães (PT). Ele defendeu a construção do mineroduto por acreditar que esta é a melhor opção para a região. “Precisamos de uma empresa capaz de gerar recursos para pagar pela conservação da água que existe no Norte de Minas”, disse.

O deputado Zé Reis (Podemos), os prefeitos de Grão Mogol, Diego Fagundes, e de Padre Carvalho, José Nilson Bispo, também defenderam o projeto Bloco 8. “Precisamos de desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou Bispo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: