Câmara cobra reforma no Mercado Municipal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Câmara cobra reforma no Mercado Municipal

Após diversas reivindicações de comerciantes do Mercado Municipal Christo Raeff, a Câmara de Montes Claros promoveu, na manhã dessa quinta-feira (10/4), audiência pública para buscar melhorias para o local e a continuação da reforma que está paralisada há alguns anos. A proposta foi de iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB).

O mercado municipal é um dos pontos turísticos mais visitados pela população. Além de lazer, o local é ponto para o fomento do agronegócio, incentivando a agricultura familiar e o microempreendedor.

De acordo com a vereador Maria Helena, dentre as reclamações dos feirantes, estão a necessidade de reforma do telhado, falta de climatizadores (os existentes estão quebrados), reforma dos banheiros, circulação de ratos e pombos. Fatores que contribuem para que a mercadoria estrague mais rápido e o local ficando insalubre.

“Sabemos que a empresa que venceu a licitação desistiu da reforma. Queremos saber quais serão os próximos passos que o prefeito Guilherme Guimarães dará em relação ao assunto. O mercado, além de ser um cartão-postal da nossa cidade, é a fonte de renda de muitas famílias. Entretanto, comerciantes estão desistindo de investir em seus negócios dentro do local”, enfatizou a vereadora.

O comerciante, Alpheu Freitas, denunciou a falta de segurança dentro do Mercado Christo Raeff. Segundo ele, os banheiros se tornaram ponto de comercialização de drogas e recentemente, dois idosos foram assaltados.

“Outra coisa que falta são linhas de ônibus que fazem o trajeto para o mercado. Temos o ponto, mas não passa lotação. Dificultando a vida de quem faz suas compras; tendo que carregar até a Praça de Esportes, que é onde tem o transporte público mais perto”, ressaltou.

Em 2022 foi anunciado cerca de R$ 770 mil para serem investidos no Mercado Municipal – recurso oriundo de um convênio do município com o Ministério do Turismo. Deputados também colocaram emendas parlamentares para ajudar nas obras.

“A licitação foi feita com duas empresas: a primeira realizou o serviço e a segunda desistiu. Então, estamos procurando alternativas para fazer os serviços mais urgentes, como a reforma dos banheiros, que já foi autorizada pelo prefeito Guilherme Guimarães”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Vanderlino Silveira, que ainda destacou que o projeto de reforma está sendo refeito.

Segundo o gerente do Mercado Municipal Christo Raeff, Marcos Moura, a necessidade de ter um local adequado não é somente para os feirantes, como também para os frequentadores. Sendo que o mercado é um ponto turístico da cidade e faz parte da história de Montes Claros. O presidente do Sindcomércio, Adalberto Penido, pontuou que o mercado tem mais de 30 anos de fundação e não acompanhou a evolução arquitetônica ao longo dos anos. Houve apenas pequenos reparos que não foram suficientes para manter o local.

“O mercado deveria estar apto para receber turistas e o próprio povo montes-clarense. Temos grandes indústrias na cidade e o investimento que está sendo feito nela – Montes Claros hoje é uma potência comercial”, disse o presidente.

Ao final do evento, o secretário municipal de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, concordou que a estrutura do mercado é antiga e está precária, sendo necessária uma grande reforma. Para isso, ele fez visitas em diversos mercados de cidades de grande porte, como Belo Horizonte e Florianópolis. (Christine Antonini)