Câmara cobra Delegacia especializada em Meio Ambiente e Bem-Estar Animal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Câmara cobra Delegacia especializada em Meio Ambiente e Bem-Estar Animal

Durante reunião ordinária da Câmara de Montes Claros, a vereadora Ceci Protetora (PRD) comemorou a decisão da Prefeitura, que assumiu o compromisso de construir praças com brinquedos adaptados para crianças com deficiências e espaço para pets. A parlamentar lembrou que a cobrança pelos espaços, denominados pet playrs, é antiga. “Outra novidade que as famílias vão poder usufruir são os brinquedos adaptados para crianças com deficiências. Isso porque esses espaços devem ser de inclusão”, enfatizou Ceci Protetora.

Sobre o espaço dedicado aos pets, o vereador Soter Magno (PSD) lembrou do ‘ParCão’, criado no antigo zoológico e que está sendo bem-aceito pela população e muito usado pelos donos de pets. “Com o fechamento do zoológico pudemos pegar parte da área e transformar no espaço com toda a estrutura para, por exemplo, cães em potencial de agressividade e pontos para banho. São 12 mil metros quadrados totalmente cercados para garantir a segurança dos animais e evitar fuga. A população aprovou e a visitação é intensa”, ressaltou Soter.

Outro assunto tratado foi a criação da delegacia especializada em Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. Sobre isso, o vereador Soter anunciou que o projeto já está sendo viabilizado para garantir maior proteção e direitos dos animais. Ele destacou a importância de uma delegacia específica para os crimes de meio ambiente e de maus-tratos de animais que é um sonho e necessidade da população. “O delegado regional Bruno Rezende garantiu que o projeto está em andamento e que, em breve, funcionará com toda infraestrutura. O delegado se dispôs acumular o cargo de regional e delegado interino até o pleno funcionamento da mesma”, destacou o parlamentar.

Castramóvel

O trabalho de castração de animal também foi destaque na reunião, tratado pelo vereador Soter Magno. Implantado com recursos de emendas do deputado Gil Pereira e da Prefeitura custando cerca de R$ 350 mil, o Castramóvel, que é um mini-hospital veterinário, já castrou mais de 7 mil animais.

Soter destacou que a construção do Centro de Castração, uma obra de um R$ 1,5 milhão, emendas do deputado federal Marcelo Freitas e recursos da Prefeitura e que está pronto, aguarda apenas a chegada dos equipamentos, tendo assim uma nova estrutura fixa. O Castramóvel estará liberado para atender também as comunidades rurais. Todas as comunidades, principalmente aquelas que já têm o asfalto, deverão serem atendidas, isso em decorrência dos equipamentos constante no veículo. “Muitas pessoas tiram os animais da cidade e soltam nas comunidades, aumentando a população e trazendo preocupação para as famílias, já que eles ficam soltos e aglomerados em praças. Esse problema será, em breve, resolvido, graças ao empenho de todos”, finalizou Soter. (SELMA GONÇALVES)