CALOR EXCESSIVO - Cuidados necessários para a sua saúde - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

CALOR EXCESSIVO – Cuidados necessários para a sua saúde

Élid Noronha

O clima tropical típico do Brasil possui a presença constante de temperaturas elevadas, especialmente no Norte de Minas. O calor elevado é frequente por ser uma região onde o clima é predominante quente e seco, consequentemente os norte-mineiros já estão acostumados a presença persistente do calor no cotidiano.

Contudo, a situação vem se agravando nos últimos tempos com o aquecimento global que leva ao aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nas últimas décadas.

Nos últimos dias, o fenômeno denominado El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, tem deixado a situação ainda mais preocupante, levando várias regiões do Brasil ao calor extremo.

Com isso, se faz necessário toda atenção e cuidados que encaixam no cotidiano, voltados a saúde para amenizar os efeitos negativos que o calor excessivo pode ocasionar.

A hidratação é de extrema importância neste cenário, esse é um ponto no qual médicos e especialistas alertam constantemente, mas é válido ressaltar, beba água mesmo antes do corpo sentir sede.

Além disso, é essencial manter-se protegido com o uso de filtro solar, que protege a pele contra os raios ultravioleta.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Cosmetologia, 71% da população não usa filtro solar diariamente, isso corresponde a quase dois terços da população brasileira, situação alarmante tendo em vista que essa exposição sem qualquer filtro à radiação ultravioleta pode contribuir não só para doenças de pele como queimaduras ou câncer, mas também com doenças graves nos olhos, como a catarata e degeneração macular, além de acelerar o envelhecimento da pele.

Outra dica para evitar a exposição ao sol é o uso de acessórios como boné, chapéu, camisa e óculos UVA/UVB, ao ter que sair de casa, mas sempre tentar permanecer em áreas frescas, na sombra ou em ambiente com ar-condicionado, além de evitar toda e qualquer atividade física durante as horas mais quentes do dia.