Evento deve atrair 50 mil pessoas e movimentar R$ 5 milhões em negócios
DA REDAÇÃO
Dar visibilidade às cachaças produzidas no Norte de Minas é o principal objetivo da 19ª edição Festival Mundial da Cachaça de Salinas que acontece até domingo (17). O evento é realizado pela Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) e terá workshop de tecnologia da cachaça do IFNMG, roteiro turístico, passeio ciclístico e shows.
De acordo com a diretora de Operações e membro da comissão organizadora do evento, Renata Romualdo Rodrigues, depois de dois anos sem o Festival, o pessoal estava muito ansioso pela realização desta edição. “Os produtores, os comerciantes, a Prefeitura… Todo mundo está trabalhando unido e com muita animação. A gente acha que vai ser o maior festival de todos os tempos”, comenta Renata Rodrigues.
Jardel Nogueira, que faz parte da equipe organizadora do festival, está otimista com a realização do evento neste ano. “O Festival movimenta a economia do município em muitos setores, como rede hoteleira, bares e restaurantes. A expectativa é que o evento este ano atraia 50 mil pessoas e movimente R$ 5 milhões em negócios”, destaca Nogueira.
Durante o festival, os visitantes ainda poderão participar de palestras sobre padrões de qualidade da cachaça, processo de destilação e envelhecimento, análise sensorial e regularização de estabelecimentos produtores, além de visitas ao Museu da Cachaça.
Para o analista do Sebrae Minas, Albertino Correia, o festival apresenta as potencialidades de Salinas e do Norte de Minas, para todo o país. “Queremos valorizar e ampliar a visibilidade das cachaças produzidas na região, além de apresentar outras potencialidades da economia local, como a confecção e também o artesanato”, explica Correia.
Trabalho em conjunto
A produção de cachaça artesanal no Brasil teve origem no período colonial. Salinas ganhou notoriedade internacional quando passou a oferecer um produto apreciado e premiado nos principais mercados consumidores.
É neste contexto que o Sebrae Minas atua junto aos produtores locais desde a criação da marca “Região de Salinas”, com apoio na conquista do selo de Indicação Geográfica (IG) da cachaça, concedido em 2012.
Para potencializar a gestão dos empreendimentos e consolidar a marca território “Região de Salinas”, em 2015 o Sebrae Minas iniciou o “Projeto de comercialização da cachaça artesanal de Salinas e região”, reunindo 23 produtores e estandardizadores – estabelecimentos que elaboram um tipo de bebida padrão usando outros produtos já industrializados – de cachaça de alambique dos municípios associados à Apacs.
Nesse período, os produtores tiveram um aumento de 20% nos canais de comercialização e a produtividade foi elevada em 4,9%, mesmo com aumento dos custos de produção da bebida. Tanto que bebida ganhou o mercado internacional, principalmente EUA e Europa (Alemanha, Itália, França, Inglaterra e Portugal).
Além disso, a região deu um passo importante na construção da própria marca, instrumento que lhe confere singularidade, evita a falsificação e garante segurança ao consumidor.
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