Busto no aeroporto eterniza Mário Ribeiro - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Busto no aeroporto eterniza Mário Ribeiro

Um busto do ex-prefeito Mário Ribeiro, o Marão, foi inaugurado na terça-feira (15) pelo prefeito Humberto Souto, com a presença de familiares do homenageado, autoridades municipais e representante da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Valmir Ferreira da Cruz. A obra de arte, feita de aço e material reciclável pelo artista Gu Ferreira, com o apoio dos reeducandos do programa Para Além das Prisões, foi afixada em frente ao aeroporto internacional de Montes Claros, que leva o nome de Mário Ribeiro. O prefeito Humberto Souto lembrou o espírito altruísta de Marão e de sua amizade com ele, ao ponto de, mesmo com as diferenças político-ideológicas entre os dois, ter sido convidado para ser vice-presidente da Associação do Automóvel Clube, criada pelo ex-prefeito, que deu origem ao Automóvel Clube. “Mário Ribeiro é um grande filho de Montes Claros, cidade que sempre colocou no mais alto patamar e de quem era um feroz defensor”, enalteceu Souto.

Viúva do ex-prefeito, a escritora Maria Jacy Ribeiro lembrou que ele era um homem bondoso e honesto. “Por causa do amor que Mário tinha por Montes Claros, esta homenagem, modéstia à parte, é muito merecida para esse grande homem, que foi um exemplar prefeito, visionário e que tinha uma preocupação enorme com os mais pobres. Marão era tão apaixonado por Montes Claros e enaltecia tanto esta cidade que brigava sempre com o irmão Darcy [Ribeiro], dizendo: você é do mundo e eu sou de Montes Claros e de todos os seus filhos”, disse, emocionada. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, o ex-prefeito era um “jucapratista” – José Rodrigues Prates Júnior, o Juca Prates, foi um bairrista que sempre exaltou Montes Claros, o que gerou o “jucapratismo”, sinônimo de “apaixonados por Montes Claros”. “Hoje é dia de agradecimento por esta homenagem que a Prefeitura presta ao meu pai e pelo legado que ele deixou. Mário Ribeiro até chorava quando avistava Montes Claros ao retornar de alguma viagem”, resumiu Paulo Ribeiro.

O vice-prefeito-eleito Guilherme Guimarães destacou que Mário Ribeiro foi um futurista que deixou uma importante herança para Montes Claros, especialmente na educação. “Marão deixou para a nossa cidade um grande legado, não apenas como empreendedor e médico, mas principalmente como gestor, pois criou inúmeras escolas. E isso é futuro”, avaliou. (Girleno Alencar)