Buritizeiro participa de audiência pública do PIGIRS em Pirapora - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Buritizeiro participa de audiência pública do PIGIRS em Pirapora

Um espaço de diálogo entre o Poder Público e a população. Com esse viés, a Prefeitura de Buritizeiro participou, na manhã de terça-feira (22/03), da Audiência Pública para o diagnóstico do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O evento aconteceu no Centro de Convenções de Pirapora, e contou com a presença de várias lideranças políticas, representantes de saneamento, ambientalistas, agentes interessados no assunto e comunidade. Representantes de Várzea da Palma, Lassance, Ibiaí, Ponto Chique, Coração de Jesus, Jequitaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa, Claro dos Poções e São João do Pacuí, atuaram na discussão que foi amplamente apresentada e debatida por especialistas capacitados.

O PIGIRS é uma importante iniciativa que visa nortear as ações de implantação de uma nova política no tratamento de resíduos sólidos em 62 municípios da região Norte, Central Mineira e Vale do Jequitinhonha. O presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, ressaltou que o início das Audiências representa um grande passo para a concretização do Plano. “Todos os 62 municípios consorciados serão contemplados com o PIGIRS. E, a partir disso, todos eles estarão aptos a conseguirem recursos do governo federal, para serem investidos na infraestrutura e no seu desenvolvimento”, comentou.

O vice-prefeito de Buritizeiro, Marcelo Osório esteve no encontro e falou sobre os avanços que o município tem feito no sentido de acabar com a disposição inadequada dos resíduos sólidos. “É um desafio muito grande dar fim aos lixões, pois a gestão de resíduos sólidos tem sido um dos maiores gargalos para as administrações públicas de pequenos e médios municípios. Temos avançado significativamente, com a criação da Unidade de Triagem e Reciclagem de Resíduos, e estamos desenvolvendo um projeto de construção de uma usina de triagem e compostagem de resíduos orgânicos. Enfim, com a elaboração do Plano Regional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, teremos uma importante ferramenta na captação de recursos e na orientação de futuras ações, futuros projetos e programas socioambientais do município”, explanou. (Ascom PMB)