Brasília de Minas tem primeiro caso de H3N2 e decreta calamidade pública - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Brasília de Minas tem primeiro caso de H3N2 e decreta calamidade pública

O município de Brasília de Minas apresentou o primeiro caso da gripe H3N2 no Norte de Minas, e, por isso, o prefeito e médico Marcus Vinicius Ferreira Carvalho decidiu decretar Estado de calamidade pública em virtude do aumento dos casos de infecções pelo vírus influenza e do Coronavirus (variante Ômicron). O Decreto 3894 é de 6 de janeiro de 2022 e ele alega que, as medidas foram tomadas considerando o número crescente de pessoas com sintomas gripais que têm procurado as unidades de saúde em decorrência de infecções por vírus respiratórios, dentre eles, o vírus da influenza; e ainda o aumento dos casos de contaminação por coronavirus (sars-cov-2), especialmente pela variante Ômicron.

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. O vírus H3N2, assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba muito líquido para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Além disso, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a combater os sintomas.

O prefeito alega que está ocorrendo uma sobrecarga, que esses atendimentos têm demandado aos serviços e aos profissionais de saúde do município, em especial ao Hospital Municipal Senhora Sant’Ana, e que esse aumento súbito expressivo de pessoas sintomáticas caracteriza uma epidemia de gripe no município. A situação demanda emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção dos riscos, danos e agravos à saúde pública a fim de evitar a disseminação dos vírus respiratórios no município de Brasília de Minas.

Ele observa a importância da compreensão coletiva acerca das medidas prevenção, que se fazem necessárias nesse momento de emergência, a fim de evitar a disseminação do vírus e, por isso, fica decretado Estado de Calamidade Pública em todo território do município de Brasília de Minas em razão da pandemia de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, causada pelo agente SARS-COV-2; e de infeções pelo vírus influenza, H3N2, COBRADE 1.5.1.1.0. Permanece obrigatório, em todo o Município de Brasília de Minas, o uso de máscaras de proteção facial, industriais ou caseiras, por todas as pessoas que necessitarem sair de suas residências. Ficam suspensos quaisquer eventos que caracterizem aglomeração de pessoas, tais como festas de grande porte e afins, em qualquer local, seja fechado ou aberto, público ou particular. (GA)