Brasília de Minas: mais investimentos para saúde, cultura e agricultura familiar - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Brasília de Minas: mais investimentos para saúde, cultura e agricultura familiar

O deputado Gil Pereira e o prefeito de Brasília de Minas, Dr Marcus Vinicius reuniram-se na quarta-feira (12/05), em Belo Horizonte, com o assessor do secretário de Estado da Saúde, Ibiraty Martins (Bira), para tratarem sobre as principais demandas do município no setor. Também participaram o superintendente de Saúde, Bruno Ferreira, a diretora de atenção primária à saúde (APS), Patrícia Gonçalves, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Juventude, Vanessa Botelho.

Na ocasião, por intermédio do deputado Gil Pereira, foram entregues os ofícios solicitando urgência no reforço da atenção primária à saúde (APAS) e na aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal Senhora Santana, referência para pacientes de 26 municípios com traumas e clínicos graves, além daqueles atingidos pela Covid-19. Sob sua área de cobertura estão Luislândia, Campo Azul, Lontra, Patis, Mirabela, São Francisco, São João da Ponte, Varzelândia, Ibiracatu e Ubaí, dentre outros da região. Somente Brasília de Minas possui 33 mil habitantes.

Hospital

Além da necessária atualização dos equipamentos, muito deles ultrapassados e desgastados, o objetivo é também dotar o hospital de novos leitos de UTI Covid-19, até para fazer frente a eventual nova elevação dos casos da doença.

Os itens reivindicados são os seguintes: três “carros” / aparelhos de anestesia com monitor multiparamétrico e capnografia (O²); 10 monitores para UTI Covid-19 multiparamétricos com mensuração de pressão invasiva e capnografía; 10 oxímetros de mesa; tomógrafo computadorizado com 16 ou mais canais; e arco cirúrgico (intensificador de imagens cirúrgicas).

“Também foram apresentados pelos representantes municipais projetos de estímulo à agricultura familiar e à pecuária leiteira, através das boas práticas e técnicas, além do cooperativismo, extrativismo do pequi e produção de fécula de mandioca, de reforço ao abastecimento de água (poços e tubulações para comunidades rurais) e, ainda, apoio para resgate da cultura local”, citou o procurador-geral do município, Fabrício Morais.

“O nosso compromisso é a liberação dos recursos, ainda este ano, para a saúde, a cultura e a agricultura familiar de Brasília de Minas. Estamos juntos na luta para assegurar mais qualidade de vida a Brasília de Minas”, destacou o deputado. Na oportunidade, o prefeito Dr Marcus Vinicius agradeceu “o empenho do deputado Gil Pereira em favor do desenvolvimento do município”. (GA)

%d blogueiros gostam disto: