Bonga: uma vida dedicada ao esporte - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Bonga: uma vida dedicada ao esporte

João Bispo, popularmente chamado de Bonga, figura entre as personalidades mais expressivas do esporte de Montes Claros. Natural de Pirapora, veio muito cedo para Montes Claros. Logo se apaixonou pela cidade, adotando-a como sua.

Começou a jogar bola no Campo do União, no Cassimiro de Abreu, na posição de jogador de linha, mas logo passou a atuar como goleiro. Passou por todas as categorias do Cassimiro até chegar ao time amador, com apenas 16 anos. Naquela época, teve como companheiros de campo atletas como Manoelito, Zé Bispo, Nuno, Jomar Macedo, Nilson Espoletão, entre outros.

Sua estreia como jogador adulto foi contra o América do Rio. Na ocasião, a equipe perdeu por 3 a 0 do time carioca. Em 1962, foi jogar no Paraense, de Pará de Minas.

Depois da passagem por esse time, ele volta para Montes Claros, após o falecimento de seu pai, Pedro Bispo. Retorna para o Cassimiro, porém como a equipe já tinha três goleiros, acaba indo para o rival Ateneu.

Não foi só no futebol que Bonga foi o craque da pelota. Ele também se destacou no futsal, atuando pela equipe do Soçaite e pelo Banco da Lavoura.

Em 1968, sofre um acidente de carro e quebra a clavícula.  Depois do ocorrido nunca mais jogou bola. Após abandonar o futebol, Bonga dedicou-se inteiramente à profissão de treinador. Começou, neste novo cargo, dirigindo a equipe futebolística do Banco da Lavoura, nas categorias de base do futsal.

Em 1972, começou a dirigir as equipes do Ateneu, ficando por lá até 1974, quando volta para o Cassimiro, onde monta o “Juvenil do Bonga”, um time que reunia em seu elenco atletas de primeira grandeza como Hélton Veloso, Dequinha, Carlinho Pinguim, Ildeu, Duílio, Cacau, Zoca, Valdirzinho, Liu, Adilson Cangaia, Chiquinho, Dedim, Carlinho Feio, entre outro.

Essa equipe sagrou-se diversas vezes campeã da cidade, sendo convidada para participar de um jogo amistoso no Rio de Janeiro contra o Botafogo, onde perdeu por 3 a 2. 

Bonga trabalhou em todas as categorias de Cassimiro (infantil, juvenil, júnior e amador), conquistando diversos títulos. Nessa trajetória, venceu a Copa Sociedade em 1990, foi tricampeão do Júnior, pentacampeão Infantil e bicampeão da Escolinha. Foi em 1997 que ele conquistou seu último título amador.

Atualmente, Bonga dá aulas de recreação em um colégio particular de Montes Claros, com foco no esporte, envolvendo as modalidades basquete, voleibol, handebol, futebol de campo/salão, xadrez, entre outros.

Além dessa atividade, ele mantém há três anos, em parceria com o seu filho, uma escolinha de futebol, atendendo crianças de cinco a 14 anos de idade. Bonga ainda se envolve, não com muita frequência, em alguns campeonatos amadores da cidade, como a Copa José Maria Melo e o Campeonato das Forças de Segurança de Montes Claros.

%d blogueiros gostam disto: