Bombeiros realizam curso de montanhismo no Exército Brasileiro - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Bombeiros realizam curso de montanhismo no Exército Brasileiro

Os atendimentos que envolvem salvamentos em altura são parte da rotina diária dos trabalhos dos bombeiros. Para realizar um intercâmbio de técnicas e conhecimentos, 30 bombeiros de todo o estado realizaram o Estágio Básico de Combatente de Montanha, ofertado pelo 12° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12 BIL Mth), na semana de 4 a 8 de abril de 2022.

A solenidade de encerramento do curso e aposição dos brevês aos que concluíram o estágio com êxito foi realizada no dia 8 de abril, às 11h30, no 12 BIL Mth e contou com a presença do comandante do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), coronel Sérgio José Ferreira.

O curso tem como principal função capacitar o militar a operar e conduzir tropas de qualquer natureza em ambientes operacionais de montanha, realizar escaladas, equipar vias provisórias e realizar salvamentos. Parte das atividades foi realizada no 12 BIL Mth e o acampamento na Serra da Piedade.

Em 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu 1647 ocorrências de salvamento em altura em todo o estado. Com a pandemia e o distanciamento social, o número de pessoas que passaram a realizar atividades ao ar livre aumentou. Com isso, é cada vez mais recorrente os chamados para busca e resgate de pessoas que praticam montanhismo e outros esportes semelhantes.

Tradicionalmente, os cursos de salvamento em altura dispõem de uma carga horária reduzida em relação a doutrina específica voltada para o montanhismo.

O curso de montanha foi introduzido no Exército anos após a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, 1944, quando auxiliou os Estados Unidos na região da Itália,  com êxito nas conquistas das montanhas de Montese e Monte Castelo. O primeiro estágio no 12 BIL Mth foi em 1982 e, desde então, já formou mais de 15 mil combatentes de montanha. O Exército Brasileiro ministra o estágio para as demais forças armadas e forças auxiliares de segurança pública.

O subcomandante do 12 BIL Mth, Tenente-Coronel Eliezer Junio de Andrade, em seu discurso na solenidade destacou o lema de curso: paciência, humildade e perseverança, que são essenciais para vencer os desafios da vida e afirmou: “Sintam-se honrados em ostentar o nobre breve de Montanha!”

%d blogueiros gostam disto: