Bombeiros lançam pedra fundamental do pelotão em São Francisco com apoio do CONVENORTE - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Bombeiros lançam pedra fundamental do pelotão em São Francisco com apoio do CONVENORTE

O 4º Comando Operacional dos Bombeiros Militares, sediado em Montes Claros, lança nesta sexta-feira, dia 31 de maio, a pedra fundamental do pelotão da corporação na cidade de São Francisco, que será instalado na área do Parque de Exposições. O evento contará com as presenças do coronel José Carlos Tofolli, comandante do 4º Comando Operacional, do prefeito Miguel Paulo, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, e do presidente do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte), Ramon Ribas Silva. A criação deste pelotão é fruto de uma campanha iniciada pela ordem maçônica, através do Convenorte, a pedido da loja maçônica de Acácia Sanfranciscana, e que teve o apoio do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior. A proposta é instalar o pelotão ainda este ano, que terá jurisdição em todos os municípios daquela microrregião.

O presidente do Convenorte, Ramon Ribas, lembra a efetiva contribuição da ordem maçônica na história dos bombeiros militares no Norte de Minas, desde 1957, quando foi criada a unidade de Montes Claros. Em 2013, ajudou na articulação do pelotão de Salinas e das unidades de Janaúba, Bocaiuva e Francisco Sá. No dia 8 de dezembro de 2017, lutou e impediu a extinção do 4º Comando Operacional, que seria absorvido pelo comando operacional de Governador Valadares. No ano de 2020, articulou a criação da base unificada de Montes Claros, junto com o SAMU, ao lado da Escola Normal.

A partir de 2022, o Convenorte propôs a criação das brigadas municipais em São Romão, Monte Azul, Coração de Jesus e São João da Ponte, em processos que estão em andamento no comando da corporação. O presidente Ramon Ribas lembra que a criação do pelotão em São Francisco surgiu com o bombeiro José de Jesus Felício, ex-presidente do Convenorte, que acionou a diretoria da entidade. O principal argumento é que a cidade fica às margens do rio São Francisco e se transformará com o asfaltamento da rodovia MG 402, que interligará o Norte de Minas com Brasília, atraindo um fluxo de 10 mil veículos por dia e ainda a ponte sobre o rio.

Ele destaca ainda o apoio do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, que viveu em São Francisco e levou esta demanda ao comando geral da corporação. O prefeito Miguel Paulo ofereceu uma área do parque de exposições, margeando a rodovia, que agora será adaptada e terá a pedra fundamental lançada nesta quinta-feira. O evento da pedra fundamental será às 17 horas no próprio parque.