GIRLENO ALENCAR
Os pesquisadores do IFNMG-Campus Salinas divulgaram, um novo boletim com resultados do projeto intitulado ‘Análise da presença do SARS-CoV-2 em águas residuais dos municípios de Salinas e Rubelita-MG’, mostrando aumento da detecção do material genético do vírus, que é o causador do novo coronavírus. As últimas seis amostras coletadas em Salinas, assim como a última amostra de Rubelita foram positivas. Isso indica, como explicam os pesquisadores, que houve um aumento na circulação do vírus da Covid-19 e, consequentemente, no número de pessoas infectadas.
Eles comentam no boletim que “Este padrão está sendo observado em várias cidades, com o número de casos confirmados aumentando em todo território nacional. Isso também pode ser observado pela quantidade de pessoas que estão apresentando sintomas gripais, o que não é comum durante o verão”. Os resultados, como alertam os pesquisadores, “reforçam, mais uma vez, a importância da vacinação”.
A pesquisa é realizada desde o início de 2023, por meio da coleta quinzenal de amostras de esgoto em três pontos de Salinas (IFNMG, adutora do bairro Raquel e ETE Copasa) e na ETE de Rubelita. As amostras são levadas para o Laboratório de Biologia Molecular do IFNMG, onde são testadas por meio da técnica do RT-qPCR. Os resultados periódicos das coletas são comunicados, em primeira mão, às autoridades de saúde dos municípios envolvidos, para colocá-las a par da situação epidemiológica local.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)