Blitz ecológica pede ajuda da população para evitar incêndios - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Blitz ecológica pede ajuda da população para evitar incêndios

Uma blitze ecológica realizada na manhã de sábado (21) nas vias de acesso à Serra do Mel, em Montes Claros, pediu a ajuda da população para alertar sobre o surgimento de focos de incêndios, que são comuns nessa época do ano. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio ambiente, em parceria com a MCTrans, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, IEF, Parque Estadual da Lapa Grande, Brigada 1, PrevFogo e Instituto Grande Sertão. O secretário Soter Magno explica que a avenida Mestra Fininha e a rua Hélio Newton Pereira dão acesso à Serra do Mel e, por isso, a escolha desse local para a blitz. Foram distribuídas 200 mudas, 500 pacotes de sementes de ipês e 5.000 panfletos.

Na abertura do evento, o secretário Soter Magno explicou: “a maioria dos incêndios florestais é provocada acidentalmente, por falta de informação, ou deliberadamente, o que é crime. O objetivo desta blitz é conscientizar a população sobre a necessidade de avisar imediatamente as autoridades competentes em caso de incêndio. Ele destaque que a Serra do Mel é de grande importância para Montes Claros, na mesma proporção que a região amazônica é para o Brasil”. Citou como exemplo que 30% da água que abastece a cidade vêm daquele local. Citou que uma equipe de voluntários tem trabalhado na luta para evitar os incêndios.

A coordenadora da Brigada 1, Maria de Fátima Procópio observou a necessidade de envolver os moradores dos sítios localizados no local, pois no ano passado ocorreu o risco do fogo chegar às casas. Ela acrescentou a importância da prevenção contra os incêndios e do envolvimento de todos os parceiros. Em caso de avistamento de focos de incêndio, o cidadão deve acionar os Bombeiros (193) ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (2211-3324). Pode ainda utilizar o aplicativo SEMMA DENÚNCIA, disponível no Google Play. “Quanto mais rápida a informação, mais rápido o atendimento, e menores serão os danos”, conclui o secretário. (GA)

%d blogueiros gostam disto: