Black Friday começa e conselho analisa risco de fraudes - Rede Gazeta de Comunicação
Black Friday começa e conselho analisa risco de fraudes

Tem início hoje, a Black Friday 2021, com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros demonstrando otimismo, pois a expectativa é de aumento de 4 a 5% nas vendas em relação a 2020. O presidente da CDL, Ernandes Ferreira explica que apesar da data oficial do evento ser de 26 a 28, muitos comerciantes de Montes Claros iniciaram a promoção com mais de 15 dias e ainda prosseguirão até o dia 30 de novembro. Ele lembra que muitos consumidores estão aproveitando essa promoção para antecipar até mesmo as compras de Natal. Os maiores atrativos são de eletrodomésticos, roupas e calçados, eletroeletrônicos.

O Conselho Municipal de Defesa do Consumidor de Montes Claros (Codecon) realizará hoje (26), às 9 horas, uma reunião para tratar da Black Friday em Montes Claros. O promotor Felipe Gustavo Gonçalves Caires explica que o Ministério Publico de Minas Gerais, através do Procon Estadual de Minas tem recebido reclamações relacionadas a ofertas enganosas, problemas com a entrega de produtos ou com preços, além de golpes, outras práticas que caracterizam infrações aos direitos do consumidor e, até mesmo, crimes. O coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Glauber Tatagiba, explica que, nesse período de promoções, os principais problemas enfrentados pelos consumidores são decorrentes de descumprimento de oferta.

Ele cita como exemplo a publicidade enganosa de preço, que ocorre quando a loja anuncia um valor, mas na hora de pagar, aparece outro. O promotor ainda menciona problemas por descumprimento do prazo de entrega, cancelamento da compra feita pelo fornecedor (muitas vezes, alegando esgotamento de estoque), e entrega de produto diferente do que foi adquirido (com relação ao modelo, à quantidade ou à qualidade). Glauber Tatagiba alerta que o número de golpes no comércio eletrônico aumentou com a pandemia. O impulso ocorreu pela mudança de hábito do consumidor, que passou a comprar mais on-line, e pela adaptação dos fornecedores, que incluíram o meio digital como opção para as vendas.  Para orientar e auxiliar o consumidor que pensa em aproveitar a temporada de promoções, mas não deseja cair em armadilhas, o Procon-MG preparou uma série de recomendações. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: