Os barramentos estão segurando as águas das chuvas em Montes Claros. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), explica que neste período, quando a ocorrência de chuvas no município é maior, o objetivo é reter a maior quantidade possível de água pluvial, para enriquecer os lençóis freáticos e nossas bacias hidrográficas. Uma das medidas é a construção de barramentos, através de chamamentos públicos do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros (Codema).
Os barramentos contribuem e muito na retenção da água nas calhas dos rios, e assim garantem a segurança alimentar de quem depende da agricultura familiar. Já as barraginhas, que estão espalhadas em grande número por toda a zona rural do Município, são pequenos lagos que armazenam a água da chuva para alimentar os lençóis freáticos, garantindo água no período seco.
A água desempenha um papel fundamental na sustentação da vida humana, sendo um recurso vital para a saúde e o bem-estar. Além disso, tem uma função crucial na produção de alimentos e na manutenção dos ecossistemas. A escassez de água pode resultar em impactos significativos na saúde pública e na segurança alimentar, daí a importância de sua gestão sustentável para garantir um futuro saudável e equilibrado para as gerações presentes e futuras. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)