Barramentos garantem água o ano todo na zona rural de Moc - Rede Gazeta de Comunicação
Barramentos garantem água o ano todo na zona rural de Moc

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), tem construído barramentos em leitos de cursos hídricos na zona rural do Município. Os barramentos devem obrigatoriamente ser feitos por profissionais e estar cadastrados junto ao Instituto Mineiro de Gestão das águas (IGAM). O principal objetivo dos barramentos é reter parte da água das chuvas, mantendo assim os cursos irrigados, principalmente no período seco, atendendo à agricultura familiar e ainda abastecendo o lençol freático. O custo dos barramentos é variável, dependendo do relevo e das condições de cada lugar.

Na manhã de sexta-feira (2), o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, acompanhado de Juvenal Mendes, do Sindicato Rural, Valdomiro Barbosa, da Associação de Moradores de Santa Rita Rural, e Jucélio Souza, analista ambiental da SEMMA, fizeram visitas a alguns barramentos nas propriedades dos produtores rurais Rubens Lopes e Mário Fernandes Silva.

Foi verificado que os cursos de água, que antes secavam no período da estiagem, conservam agora um grande volume de água, mesmo estando já no mês de setembro, com mais de cem dias sem chuvas em Montes Claros.

Para Rubens Lopes, o barramento feito pela Prefeitura mudou a história da queda na produção provocada pela seca. “Essa água serve o ano inteiro para nosso consumo e para a produção. Antes, numa época dessas, não tinha mais água”, afirmou.

Mário Fernandes contou que, na opinião dele, a água é tudo na vida: “agora temos água. Antes era tudo muito seco, mas agora a comunidade está satisfeita. Eu adoro admirar a água passando, sem secar mais”.

Para o secretário de Meio Ambiente, Soter Magno, “os barramentos formam uma bacia de contribuição que é fundamental no abastecimento do lençol freático e dos rios da região, sem contar os inúmeros benefícios ao homem do campo, que passa a contar com a água o ano inteiro, e a preservação do meio ambiente”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: