Barragem Jequitaí: Expectativas da população para a execução do projeto - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Barragem Jequitaí: Expectativas da população para a execução do projeto

Élid Noronha

No dia 1 de Março de 2024, o Governo Federal leiloou o projeto da barragem hídrica que será realizada no rio Jequitaí, colocando fim em uma espera de mais de 50 anos, desde que os rumores da execução da barragem se iniciaram. A consumação deste projeto irá abranger três municípios do Norte de Minas, sendo eles Jequitaí, Francisco Dumont e Claro Dos Porções.

A barragem irá resolver problemas com relação à deficiência hídrica no Norte de Minas, além disso, o seu impacto irá beneficiar cerca de 150 mil pessoas em 19 municípios Mineiros e gerar cerca de 90 mil empregos. É fato que este acontecimento será uma virada de chave que irá modificar a região de qualquer forma, com isso buscamos saber quais são as expectativas da população Jequitaiense com relação a este projeto.

Atualmente, a cidade de Jequitaí já chama bastante atenção de turistas com a suas belezas naturais, possuindo ricas paisagens, rios, cachoeiras, pinturas rupestres, parques de monumentos naturais, entre outros atrativos que vale a pena conhecer. Por ser uma cidade com apenas cerca de 7 mil moradores, a população está acostumada com a calmaria do lugar. Ao questionar sobre a expectativa, a moradora Geniva Lopes de 67 anos, que reside na cidade ao longo de toda a sua vida, afirma: “Desde quando eu era nova esperamos pela realização do projeto da barragem, mas Jequitaí é um lugar tranquilo de se viver, a chegada da barragem irá aumentar bastante o número de moradores e me preocupa o que isso trará a cidade, com relação à criminalidade.”

Em contrapartida, o seu filho Ricardo Lopes de 33 anos, afirma: “Com a chegada da barragem, o aumento da população trará benefícios e valorização à cidade de Jequitaí, a criminalidade pode ser combatida com investimentos adequados de segurança vindo de órgãos públicos.”

A preocupação de Geniva Lopes é comum entre os moradores mais antigos, por serem acostumados a acompanhar desde sempre uma cidade sossegada e tranquila de se viver.

A secretária de Turismo da cidade, Adriana Duarte, declarou: “São grandes as expectativas com a implantação da barragem, esperamos que o impacto seja significativo não só após a conclusão da barragem, mas também no período da implantação. O projeto hidroagrícola tende a proporcionar ao município além do seu objetivo que é o desenvolvimento agrícola, melhoria na infraestrutura, geração de emprego e com isso o Turismo se beneficiará com a implantação do projeto que leva o nome da cidade, obtendo visibilidade, podendo promover o Projeto que será um grande atrativo turístico e também divulgar outros pontos turísticos que a cidade possui. Lembrando que o município já está em planejamento que fomente um turismo sustentável para receber o empreendimento, almejando o desenvolvimento local e regional.”

A autorização para a realização das obras marca um momento significativo na história do desenvolvimento do Norte de Minas. A sua realização trará benefícios para a economia, turismo, meio ambiente e valorização da região. A empresa selecionada no leilão, responsável pela construção da barragem de Jequitaí, foi a Planner (Grupo Geo), que inclusive, já atua não somente na cidade, como em vários lugares de Minas Gerais no ramo agropecuário.