GIRLENO ALENCAR
A Barragem de Juramento, responsável pelo abastecimento da cidade de Montes Claros, está com 28,19% da sua capacidade, muito abaixo do volume de água que tinha em relação ao mesmo período do ano passado, quando tinha 35,02%. Apesar das trombas d’água que tem ocorrido em Montes Claros, a mesma situação não ocorre na barragem. A Copasa informa que “o sistema de abastecimento de água de Montes Claros é operado por meio de quatro fontes de produção: a barragem de Juramento, com captação no rio Juramento, captação no sistema Morrinhos, captação no Rio Pacuí, em Coração de Jesus, além da captação em poços artesianos”.
No dia 11 de fevereiro desse ano, a Barragem de Juramento estava com 35,98% da sua capacidade de armazenamento e na época com uma capacidade menor do que o mesmo período do ano passado, quando tinha 36,95%, conforme dados repassados pela Copasa, concessionária de água e esgoto de Montes Claros, que é proprietária da barragem. A empresa explicou “que, na quinta-feira, 11/02, o nível da barragem de Juramento, responsável pelo abastecimento de água em Montes Claros, encontra-se em 35,98% da capacidade de armazenamento. No mesmo período do ano passado, o volume armazenado era de 36,95%. Até aquele momento, a estação climatológica da barragem registrou um total de 190 mm de chuvas na área do reservatório. A Companhia esclarece que qualquer análise sobre a situação da barragem deverá aguardar a finalização do período de chuvas, no mês de março”.
No dia 22 de março de 2020, a barragem estava com 50% da sua capacidade e isso levou a empresa a suspender o racionamento de água em Montes Claros, a pedido da Prefeitura de Montes Claros, por causa da pandemia coronavírus, pois muitas pessoas estavam em casa, com a suspensão das atividades produtivas e em consequência, cresceu o consumo de água. Porém em outubro de 2020, a Barragem de Juramento estava com 37,5% da sua capacidade, o melhor indicador dos últimos anos nesse período e com isso, alivia a situação de Montes Claros, nesse período em que a estiagem prossegue. Isso descarta qualquer possibilidade de racionamento. Na época, a estratégia adotada pela estatal, de fechar a barragem durante o período chuvoso e usar a água de outros mananciais, como o Sistema Verde Grande, permitiu esse equilíbrio. Desde o mês de abril que foi suspenso o racionamento de água em Montes Claros.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)