Barragem de Juramento está mais baixa do que ano passado - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Barragem de Juramento está mais baixa do que ano passado

A Barragem de Juramento está com 35,98% da sua capacidade de armazenamento, com dados coletados na última quinta-feira e isso demonstra está com uma capacidade menor do que o mesmo período do ano passado, quando tinha 36,95%, conforme dados repassados pela Copasa, concessionária de água e esgoto de Montes Claros, que é proprietária da barragem. A empresa explicou “que, nesta quinta-feira (11/02), o nível da barragem de Juramento, responsável pelo abastecimento de água em Montes Claros, encontra-se em 35,98% da capacidade de armazenamento. No mesmo período do ano passado, o volume armazenado era de 36,95%. Até o momento, a estação climatológica da barragem registrou um total de 190 mm de chuvas na área do reservatório. A Companhia esclarece que qualquer análise sobre a situação da barragem deverá aguardar a finalização do período de chuvas, no mês de março”.

No dia 22 de março de 2020 a barragem estava com 50% da sua capacidade e isso levou a empresa a suspender o racionamento de água em Montes Claros, a pedido da Prefeitura de Montes Claros, por causa da pandemia coronavirus, pois muitas pessoas estavam em casa, com a suspensão das atividades produtivas e em consequência, cresceu o consumo de água. Porém em outubro de 2020 a Barragem de Juramento estava com 37,5% da sua capacidade, o melhor indicador dos últimos anos nesse período e com isso, alivia a situação de Montes Claros, nesse período em que a estiagem prossegue. Isso descarta qualquer possibilidade de racionamento. Na época, a estratégia adotada pela estatal, de fechar a barragem durante o período chuvoso e usar a água de outros mananciais, como o Sistema Verde Grande, permitiu esse equilíbrio. Desde o mês de abril que foi suspenso o racionamento de água em Montes Claros.

Barragem do Bico da Pedra

A situação da Barragem do Bico da Pedra, em Janaúba mostra que ela subiu 3,15 metros em fevereiro, pois ontem aumentou em 11 centímetros o nível de água em relação ao dia anterior. Os dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) apontam que a barragem tem hoje 5,22 metros de água a mais em relação ao dia 12 de fevereiro de 2012 e representa 29,3% da sua capacidade, ou seja, estaria com 147,02 hectômetros cúbicos de água ou então 147 milhões de metros cúbicos. Desde outubro de 2020 até esta sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021, a barragem do Bico da Pedra recebeu a recarga de 5,97 metros e teve a utilização de 1,20 metro nos últimos quatro meses, o chamado período chuvoso. Para ficar cheia a represa do rio Gorutuba teria que ter a reposição de 12,30 metros em seu volume de água, quer dizer, triplicar o volume atual. (GA)