Barragem de Juramento atinge melhor marca dos últimos anos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Barragem de Juramento atinge melhor marca dos últimos anos

GIRLENO ALENCAR

A Barragem de Juramento está no seu melhor nível dos últimos anos, pois está em 59,82%, contra 32,61% de dezembro de 2021 e 34,13% de dezembro de 2020. As fortes chuvas que têm ocorrido no Norte de Minas e ainda a entrada em operação do sistema São Francisco, que traz água do Rio São Francisco, em Ibiaí, são os reesposáveis pelo volume. A Copasa informa que o sistema de abastecimento de água de Montes Claros é operado por meio de quatro fontes de produção: a Barragem de Juramento, com captação no rio Juramento, captação no sistema Morrinhos, captação no Rio Pacuí, em Coração de Jesus, além da captação em poços artesianos.

No dia 27/12/2021, a Barragem de Juramento encontrava-se com 40,03% da capacidade de armazenamento. No mesmo período do ano passado, o nível do reservatório estava em 34,13%. Em dezembro de 2021, o volume de chuvas registrado na área da barragem foi de 256,5 mm, contra 85,60 mm registrados no mesmo período do ano anterior.

A estatal não informou qual índice deste ano. Nas redes sociais muitos memes ironizaram que nem o dilúvio conseguiria  encher a referida barragem. Na sua fase mais critica, em 2016, quando teve de fazer racionamento em Montes Claros, ela esteve em situação crítica de até 18%.