Dois centímetros de água a menos. Isso foi o que aconteceu na barragem do Bico da Pedra nessa segunda-feira (20), em relação ao dia anterior. Neste mês já houve redução de 19 centímetros no armazenamento de água na represa situada no município de Janaúba, na região da Serra Geral.
Apesar dessa perda de água em três semanas, a barragem do rio Gorutuba estaria hoje com mais água do que no dia 20 de novembro de 2022. Relatório do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), que monitora o volume diário de água na represa, aponta que nessa segunda-feira, dia 20, teriam 50 centímetros ou meio metro de água a mais numa comparação a um ano atrás.
Ainda conforme o DIG, a barragem que fica em torno de cinco quilômetros antes das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, estaria nessa segunda-feira com 58% da sua capacidade de armazenamento o que corresponde a um volume de 290,89 hectômetros cúbicos de água ou então 290 milhões de metros cúbicos de água (290 bilhões de litros).
No período de 1º de outubro até ontem, dia 20 de novembro, houve uma recarga de dois centímetros de água na represa gorutubana e uso de 65 centímetros de água. Para ficar cheia, a barragem do Bico da Pedra precisaria de uma recarga em seu nível de 6,41 metros de água.
Choveu no final de semana
Nesse último final de semana choveu nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, foram 10,4 milímetros entre 23h de sábado, dia 18 de novembro, e uma hora da madrugada de domingo. Pelo menos 90% desse índice pluviométrico foi no final da noite de sábado. (OLIVEIRA JÚNIOR – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)