Barragem da Caatinga é classificada em nível de risco de segurança - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Barragem da Caatinga é classificada em nível de risco de segurança

A barragem da Caatinga, localizada no distrito de Engenheiro Dolabela, na zona rural de Bocaiuva, foi classificada pelo Governo de Minas Gerais como Situação de Emergência em Nível de Resposta 2, em razão do volume de chuvas ocorrido nos últimos dias e o aumento do nível do reservatório e conforme a Portaria IGAM n. 02/2019, esse nível 2 é declarado quando a situação encontrada ou a ação de eventos externos à estrutura, representa uma ameaça à segurança da barragem a curto prazo. O GAZETA noticiou ontem que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Bocaiuva e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas estiveram segunda-feira na barragem.

Ontem uma nova equipe foi ao local. Na nota divulgada ontem, o Estado informa que “nesse caso, compete ao Incra tomar as providências para a solução do problema em questão, bem como estabelecer estratégias de comunicação, orientação e alertas à população potencialmente afetada”. Informa ainda que “a Barragem Caatinga, destinada à acumulação de água, está sob a administração do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), cujo nível de segurança deve ser fiscalizado pelo órgão regulador que é o Igam”. Esclarece que nesse caso, compete ao Incra tomar as providências para a solução do problema em questão, bem como estabelecer estratégias de comunicação, orientação e alertas à população potencialmente afetada.

Informa ainda que no momento, não há indicativo para a realização de evacuação emergencial. “Aqueles que, por precaução, desejarem retirar seus pertences de suas residências, deverão buscar o Incra, que está disponibilizando veículos para realizar o transporte, inclusive de animais. Cumpre ressaltar que é de responsabilidade do Incra informar à população qualquer alteração que implique em elevação do nível de emergência, bem como alertar os envolvidos e prover todos os meios e recursos necessários à uma evacuação emergencial, se necessária”.

Devido à extensão e o volume da barragem, a estação chuvosa que tem mantido elevado o nível do Rio Jequitaí, além da previsão de chuvas para os próximos dias na região, a Defesa Civil Estadual orienta à população ribeirinha das localidades de Engenheiro Dolabela, Francisco Dumont, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções, Jequitaí e Coração de Jesus, que de mantenham em alerta, acompanhando a previsão meteorológica, observando o comportamento da barragem e do Rio Jequitaí.  Ontem foi realizada uma vistoria pelos técnicos do Igam e NEA/FEAM, órgãos fiscalizadores estaduais, que verificará as condições relacionadas ao comportamento hidrológico da barragem.  A fim de evitar fake news ou notícias que contribuam para a desordem ou que causem pânico à população, a Defesa Civil Estadual emitirá boletins periódicos informando a situação da Barragem Caatinga, através de suas redes sociais. (GA)

%d blogueiros gostam disto: