Barragem Bico da Pedra atinge 62% da capacidade com chuva dos últimos dias - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Barragem Bico da Pedra atinge 62% da capacidade com chuva dos últimos dias

Mais de 76 milímetros. Esse foi o índice pluviométrico registrado no final de semana na cidade de Janaúba, localizada na região da Serra Geral. O período chuvoso mais intenso foi no sábado (27), ocasião em que houve o registro de 42 milímetros. Entre sexta-feira e o final da noite de domingo, choveu o correspondente a 76,4 milímetros nesta cidade.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva acumulada na cidade de Janaúba em janeiro é 263,6 milímetros. No primeiro mês de 2024 já choveu praticamente o dobro em relação à chuva em janeiro do ano passado. Um ano atrás o Inmet apurou o total de 133,2 milímetros no primeiro mês de 2023.

Barragem do bico da pedra

A barragem do Bico da Pedra voltou a apresentar aumento em seu volume nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro. No final de semana a represa teve uma recarga considerável de água. Entre sexta-feira, 27, e a manhã de hoje o nível de água subiu em 29 centímetros. Neste mês houve elevação em 71 centímetros no armazenamento de água nessa barragem.

Situada em torno de cinco quilômetros do centro da cidade de Janaúba, a represa do Bico da Pedra estaria hoje com 62,04% da sua capacidade. Os dados são do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) e apontam que o lago da barragem teria em torno de 311,27 hectômetros cúbicos de água ou 311 milhões de metros cúbicos de água. Numa comparação ao dia 29 de janeiro do ano passado, nesta segunda-feira a represa de Janaúba tem 2,69 metros de água a menos. Neste mês chegou a ficar com 3 metros de água inferiores ao registrado um ano atrás. (OLIVEIRA JÚNIOR)