Uma barbearia localizada no bairro Independência foi flagrada pela Guarda Municipal descumprindo o Decreto Municipal que regulamenta o setor e foi notificada, e encerrou suas atividades, dispensando os clientes que estavam no local. Pelo decreto municipal pode receber apenas um cliente por espaço e com isso, tem de ocorrer o agendamento. O secretário municipal de Defesa Social, Anderson Vasconcelos, explica que nos dois dias de flexibilização das atividades os resultados tem sido satisfatórios, pois reduziu de forma considerável o descumprimento das regras sanitárias. “Estamos nos reunindo com os segmentos que foram contemplados no último decreto para juntos com a administração ajudar nas fiscalizações, para que não haja novos retrocessos. A grande maioria tem trabalhado com respeito e responsabilidade”, explica o secretário.
As reuniões, segundo Vasconcelos, visa ouvir as demandas e trabalhar em conjunto para conter a pandemia em na cidade. Na segunda-feira, o encontro foram com os representantes dos salões de beleza e barbearias, na terça-feira, com os donos de bares e restaurantes e com os representantes dos salões de beleza e barbearias. Ontem foi com os pastores das igrejas evangélicas. Desde sábado passado que a fiscalização foi intensificada na área central, com orientação ao comércio para impedir que haja aglomeração nas lojas e que se cumpra o protocolo sanitário, dando acesso apenas às pessoas com uso de máscara e que disponha álcool gel. Pelo decreto municipal, cada loja pode receber até 50% da sua capacidade instalada, definida no laudo dos Bombeiros Militares.
O boletim epidemiológico mostra que Montes Claros registrou 108.905 pessoas notificadas com a Covid-19 até terça-feira, onde 29.433 foram confirmados e 679 tiveram complicações e morreu. Tem 6.612 casos em investigação e 27.549 casos recuperados. Dos casos, 7.801 pessoas estão em isolamento domiciliar e 229 internadas.
Ainda segundo o boletim, 91% dos leitos de UTI Covid estão ocupados, o que configura alerta máximo, assim como 85% dos leitos clínicos Covid do Sistema Único de Saúde. Montes Claros está com uma taxa de incidência de 36,2 para cada 100 mil pessoas, bem acima da média nacional que é de 17 e da estadual que é de 34,5. A taxa de letalidade de Montes Claros é de 2,3%, similar a de Minas Gerais e abaixo da taxa nacional que é de 2,6%. A taxa de mortalidade de Montes Claros é de 165,9 por 100 mil, abaixo da média nacional que é de 168,7 e acima da estadual, que é de 133. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)