O comércio e as agências bancárias de Montes Claros não cumprirão o Decreto Municipal 4.188, de 15 de março passado, que antecipou o Dia de Finados para o dia 22 de março, nas medidas de prevenção à Covid-19. Os bancos alegam que funcionaram no dia 22 de março e cumprem o calendário nacional, definida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), enquanto vários comerciantes entendem que a data religiosa tem de ser respeitada e manterão o comercio fechado. Um dos exemplos é a Santa Casa, maior hospital do Norte de Minas, que manterá o atendimento aos pacientes, mas sem a parte administrativa. O Poder Judiciário também manteve o feriado. A expectativa é que 40 mil pessoas visitem hoje os três cemitérios de Montes Claros.
A polêmica sobre o funcionamento do comércio hoje tem dividido as pessoas. A dona de casa Maria José Santos foi, na manhã de ontem (1º), ao cemitério organizar o tumulo da família e lamenta que um ato político desconsidere a relevância dessa data, quando as pessoas prestam homenagens aos seus entes falecidos. Ela lembra que a decisão da Prefeitura em considerar um dia normal prejudica os trabalhadores, que ficarão impedidos de visitarem os cemitérios. Por isso, sugere que esses espaços sejam mantidos abertos até às 22 horas de hoje, para permitir quem trabalhou durante o dia, possa ir ao local. O funcionamento dos cemitérios está programado para ocorrer até às 19 horas.
Além do feriado de Finados, que foi antecipado, outros dois feriados nesse mês serão afetados. O feriado de 20 de novembro de 2021 (Dia da Consciência Negra) foi antecipado para o dia 20 de março de 2021. Porém o dia 15 de novembro, da Proclamação da República, foi mantido. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)