Banco de Leite Humano do HAT é homenageado pela Câmara Municipal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Banco de Leite Humano do HAT é homenageado pela Câmara Municipal

O Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho recebeu na noite de sexta-feira (25), na Câmara Municipal de Montes Claros, uma homenagem pelos seus 30 anos de dedicação à promoção da saúde maternoinfantil e ao apoio à amamentação.

A sessão solene contou com a presença de políticos, gestores hospitalares, representantes da sociedade civil, Rotarys Clubs e mães doadoras.

A homenagem, proposta pelo vereador Marcos Nem (PSC) e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, reconhece a importância social, por meio da promoção do aleitamento materno, do Banco de Leite para todo o norte de Minas.

Durante o seu discurso, o vereador Marcos Nem, ressaltou o “impacto positivo que o Banco de Leite Humano tem desempenhado na promoção do aleitamento materno e na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas”.

“Nesses anos de história o Banco de Leite, por meio da sua equipe de técnicos e especialistas, buscou construir uma trajetória de ações baseadas no respeito à comunidade, luta em prol do aleitamento materno e qualidade do leite humano doado, processado e distribuído”, disse o vereador.

“Esse, sem dúvida, é um serviço de amor e desempenha um papel vital, garantindo que os bebês prematuros ou com dificuldades de amamentação recebam o melhor cuidado nutricional possível. Parabéns a todos os envolvidos”, concluiu o vereador.

O deputado estadual Gil Pereira (PSD), presente no evento, “destacou os avanços alcançados pelo Banco de Leite, que se tornou um modelo de excelência no cuidado neonatal”.

O deputado disse que “teve a oportunidade de acompanhar a trajetória deste importante serviço” e enfatizou a necessidade de “continuar apoiando e fortalecendo iniciativas tão cruciais para a saúde da comunidade”.

O presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, além de expressar gratidão às mães doadoras, “cujo gesto altruísta tem impactado vidas”, falou também da colaboração do Rotary Internacional.

 “A parceria entre o Hospital Aroldo Tourinho e os Rotarys Clubs na criação do Banco de Leite Humano foi uma sinergia fundamental para promover a saúde materno-infantil. Muitos recém-nascidos foram salvos da desnutrição por conta dessa iniciativa”, falou o presidente.

“Agradecemos à Câmara Municipal, em especial ao vereador Marcos Nem, pela sensibilidade em conceder essa homenagem ao Banco de Leite e, tudo isso, graças ao serviço de amor realizado pelos nossos colaboradores e colaboradoras. Acima de tudo, obrigado às nossas mães doadoras, sem vocês este serviço não seria completo. Gratidão”, finalizou o professor Paulo César. 

Ao encerrar a sessão solene, ficou evidente que o reconhecimento da Câmara Municipal não apenas enaltece o trabalho exemplar do Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho, mas também inspira a continuidade desses esforços em prol da saúde e do bem-estar da população. Com 30 anos de história e conquistas, o Banco de Leite reafirma o seu compromisso de cuidar das mães e bebês da região, fortalecendo os laços que unem a comunidade em torno da saúde materno-infantil.

Trajetória

Inaugurado em 02 de março de 1993, com o apoio da Fundação Rotária do Rotary Internacional, o Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho representou um pioneirismo na região, sendo o primeiro banco de leite humano do Norte de Minas e o segundo do Estado.

O Banco de Leite do Hospital Aroldo Tourinho faz parte da maior rede de bancos de leite mundial, a rede brasileira, que se configura como ação estratégica da Política Nacional de Aleitamento Materno.

Atualmente o Hospital Aroldo Tourinho tem credenciado ao seu Banco de Leite cinco postos de coletas, sendo responsável por abastecer as UTI’s neonatais dos hospitais Santa Casa, Universitário Clemente de Farias e Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros, Hospital Fundação Doutor Moisés Magalhães Freire – Pirapora e Hospital e Irmandade Nossa Senhora da Saúde – Diamantina e demais hospitais da região.

Desde a sua criação, o Banco de Leite contou com a participação de 25 mil mães doadoras, beneficiando 400 mil recém-nascidos ao longo dos anos.

A instituição mantém uma equipe especializada para coletar, analisar, pasteurizar e classificar o leite humano. Somente após a validação o leite é enviado para os recém-nascidos – bebês prematuros e de baixo peso. (Ascom HAT)