Bancada se une em defesa do Norte de Minas e do procurador-geral de MG - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Bancada se une em defesa do Norte de Minas e do procurador-geral de MG

A Bancada do Norte, que sempre uniu esforços em defesa dos interesses da região, reafirma que a ponte sobre o rio São Francisco é uma demanda antiga dos moradores, que reivindicam as obras desde 1950, e que a viabilização da sua construção, por meio de recursos do Termo de Medidas de Reparação da Vale é resultado de uma ação conjunta entre a Assembleia Legislativa, governo Estadual, lideranças regionais e instituições, que consolidou uma luta de anos em favor do desenvolvimento regional.

A nota assinada pelos deputados estaduais Tadeu Martins Leite (MDB), Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT), Gil Pereira (PP), Leninha (PT), Virgílio Guimarães (PT), Zé Reis (Podemos) destaca que o Acordo assinado com a Vale foi amplamente discutido na Assembleia Legislativa e a destinação dos recursos foi aprovada pelas deputadas e deputados, com base não só nas necessidades de reparação ambiental e socioeconômica do estado, mas também nas demandas reprimidas das regiões.

Com o empenho desta bancada, juntamente com os deputados mineiros federais, as Associações Regionais e diversas instituições, com destaque para o Ministério Público, conseguimos, juntos, não só garantir a aprovação do acordo, mas também fazer com que importantes demandas da região fossem contempladas nele.

E aqui, se faz necessário e justo destacar a atuação fundamental do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, cuja atuação sempre esteve voltada para solução de conflitos e problemas históricos da região, e, antes mesmo das premissas do Acordo da Vale já defendia os interesses dos povos sofridos desta região.

Por meio deste acordo, conseguimos viabilizar a construção de três pontes sobre o rio São Francisco, esta, entre São Francisco e Pintópolis e outras duas, uma que liga Manga a Matias Cardoso e outra em São Romão, além da pavimentação do trecho de 73,1 quilômetros entre Urucuia e Pintópolis.

As obras, previstas para começar ainda este mês, vão beneficiar mais de 1 milhão de pessoas e impactar toda a região, ao ligar o Norte ao Noroeste de Minas, ao Distrito Federal e ainda criar um corredor modal rodoviário que ligará o Centro-Oeste até a BR-116, que corta o Nordeste do país. Essa ampliação do acesso vai impactar diretamente a atividade econômica local, facilitando a circulação de pessoas, o escoamento da produção, e gerar renda e qualidade de vida para toda região.

Somos gratos por todo o esforço das nossas lideranças locais e pelo empenho de todos que trabalharam juntos em favor desta e de outras causas do nosso Norte, e, de modo especial, ao procurador-geral Jarbas Soares pelo papel preponderante e equilibrado na condução deste processo, e esperamos que a aplicação desses recursos ajude a reparar também o tempo de espera da nossa gente pela consolidação desse sonho.