Avenida Vicente Guimarães é liberada para fluxo de veículos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Avenida Vicente Guimarães é liberada para fluxo de veículos

GIRLENO ALENCAR

A avenida Vicente Guimarães, obra mais cara que está sendo realizada em Montes Claros, ao custo de R$ 6 milhões, foi liberada para o tráfego de veículos, depois da pavimentação das suas duas pistas. Iniciada em maio de 2019, a obra deveria ter sido concluída em outubro de 2020, mas ocorreu atrasos no cronograma e com isso, deverá ser inaugurada em outubro desse ano. Agora faltam apenas as obras de retoque, como muretas,

A avenida foi construída na década de 1990 e agora precisou ser reconstruída. Ela faz parte de um corredor viário que corta basicamente toda cidade e desafoga o transito na área urbana. Começa no Distrito Industrial, onde o motorista alcança a avenida Sidney Chaves, depois avenida Deputado Esteves Rodrigues, José Correa machado, Vicente Guimarães, Manoel Caribé Filho e Avilmar Gonçalves, saindo no Anel Rodoviário e BR 135, na saída para Bocaiuva.

Por causa de falha na sua galeria fluvial, a avenida sempre sofreu com as inundações das fortes chuvas que ocorrem em janeiro. Foi assim em 2009, quando o canal jogou água na pista de rolamento e o local se transformou em grande rio, com as águas entrando em imóveis. O problema deixa de ocorrer, pois o canal foi duplicado, assim como a galeria fluvial. A rotatória da avenida Mestra Fininha ainda está inacabada, mas o local aumentou a capacidade de veículos, podendo receber três carros simultâneos.

Na manhã de ontem (16), o consultor Carlos Eduardo Santos, que reside no bairro Morada do Sol, afirma que a liberação do fluxo de veículos na avenida é um alivio para toda zona Sul, pois dá maior agilidade ao trânsito, além de acabar com o congestionamento. Ele afirma que a avenida já foi testada nas últimas enchentes de 2020, quando ainda estava em obras e a expectativa é que acabe de vez com esse problema que tanto incomodava.