Segundo levantamento da startup Simplex, brasileiros também já revelam intenções de compra para a Black Friday
São Paulo, outubro de 2024. O episódio de “coceira” íntima que acometeu uma participante do reality show “A Fazenda”, recentemente, fez o termo “candidíase” disparar na web. Foi um aumento de 1756,5 % em setembro em relação a agosto. É o que aponta o Radar Simplex, levantamento da startup franco-brasileira Simplex, que monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces do país e capta tendências através de uma plataforma de inteligência artificial.
“A enorme popularidade dos realities shows sempre tem o potencial de impactar o dia a dia do brasileiro. O episódio refletiu uma maior preocupação das pessoas com a saúde íntima, e também abriu a possibilidade de um diálogo mais aberto sobre este tipo de tema, muitas vezes, percebido como um tabu. E como monitoramos grandes e-commerces, possivelmente a busca pelo termo fez com que o consumidor fosse direcionado a páginas de empresas que comercializam remédios ligados à infecção”, explicou o CEO da Simplex, João Lee.
De olho na Black Friday
Outros itens que se destacaram nas buscas já podem apontar possíveis intenções de compras para a Black Friday em categorias tradicionais da data, como eletrônicos, eletrodomésticos e moda, avaliou João. A procura por “tênis” e “blazer” teve um aumento de 824,3 % e 363,6%, respectivamente, em relação a agosto.
Na categoria de eletrônicos, o PS5 Slim cresceu 404% em comparação ao mês anterior. “Tem o fator Black Friday mas, especialmente em relação a este item, também tivemos a pré-venda do PS5 Slim Edição Aniversário de 30 anos, que esgotou rapidamente. Nem sempre as intenções de compra se convertem em vendas. Mas neste caso, o impacto no mercado foi concreto”, analisa o executivo.
Já eletrodomésticos, como geladeiras e aspiradores de pó evoluíram 330,2 % e 196%, respectivamente, durante o período.
Outra surpresa foi o crescimento nas buscas por bicicletas elétricas, que tiveram um salto de 275%, possivelmente impulsionado pelo anúncio em setembro da Caloi dos primeiros modelos nacionais com motor da Bosch, que devem chegar ao Brasil durante o primeiro semestre de 2025.
Festas do fim do ano entram no radar
Maragogi teve um aumento de 442,7% em relação a agosto. No Radar Simplex de janeiro, a cidade já tinha aparecido como um dos termos mais pesquisados pelo folião que se preparava para o Carnaval, com alta de 313% em relação à dezembro de 2023.
“Com o avanço do segundo semestre de 2024, a procura por pacotes de viagem e destinos começa a aparecer, sobretudo por conta das festas de final de ano e da Black Friday”, diz João.
O levantamento da Simplex corrobora com a pesquisa realizada pela Decolar.com, que apontou Maragogi, junto com Maceió, como um dos 20 destinos brasileiros mais procurados para viagens neste período de 2024.
Confira, abaixo, o ranking completo com os dez termos que mais despertaram o interesse do brasileiro nos grandes e-commerces do país no mês de setembro e seus respectivos crescimentos em relação a agosto:
Candidíase (+ 1756,5 %)
Tênis (+ 824, 3 %)
Maragogi (+ 442, 7 %)
PS5 Slim (+ 404, 5 %)
Blazer (+ 363, 6 %)
Geladeira (+ 330, 2 %)
Bicicleta elétrica (+ 275%)
Guarda-roupa casal (+ 199, 6 %)
Aspirador de pó (+ 196 %)
Telefone celular (+ 170, 9 %)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)