Audiência Pública discutirá situação do Transporte Coletivo Urbano - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Audiência Pública discutirá situação do Transporte Coletivo Urbano

GIRLENO ALENCAR

A Câmara Municipal de Montes Claros promoverá, nessa quinta-feira, dia 9 de setembro, às 18h30, uma audiência pública para discutir a situação do transporte coletivo urbano em Montes Claros, em evento que foi solicitado pela vereadora Iara Pimentel, do PT. Foram convidados para a audiência o líder dos conjuntos habitacionais e usuário do transporte coletivo, Robson Santos Oliveira, Marcos Antônio Lima, também usuário do serviço, Isabella de Menezes Rodrigues, representando o Diretório Estudantil de Montes Claros, Fabrícia Alves Machado, representando a juventude trabalhadora, Viviane Rodrigues Mendes, da MCTrans, Antônio Carlos Marchezetti, do Mocbus, o promotor de justiça, Felipe Gustavo Caires e o procurador do município, Otávio Rocha.

Uma das polêmicas é que as concessionárias cobram um ressarcimento/compensação de aproximadamente R$ 21 milhões da Prefeitura de Montes Claros, pois alegam que venceram a licitação realizada em 2019, com o pagamento de R$ 10 milhões, mas, em março de 2020, quando iniciou a Pandemia Coronavirus, caiu o número de usuários, com as empresas amargando grande prejuízo. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais mandou a Prefeitura promover o reequilíbrio financeiro da concessão, mas desde o dia 15 de abril que o desembargador Armando Freire acatou o pedido das empresas, mas a ordem não foi cumprida.

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros foram apresentadas demandas da população referentes ao transporte coletivo. Para discutir o assunto, a vereadora Iara Pimentel (PT) propôs a realização de audiência pública de forma remota/virtual, no dia 09 de setembro, às 18h 30, tendo como pauta: “Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros”.

De acordo a vereadora, a população está sofrendo com os transtornos causados pelo transporte coletivo e querem entender como a empresa está gerindo este serviço. “Precisamos debater incansavelmente sobre as dificuldades que os trabalhadores e trabalhadoras vem vivenciando pelo mau atendimento da Mocbus, vamos manter essa discussão até que haja mudanças, não podemos desistir de procurar alternativas de como agir para melhorar o nosso transporte coletivo”, justificou. A vereadora ainda salientou que a audiência buscará uma resposta da Mocbus, a fim de solucionar este problema, uma vez que, o desemprego assola o nosso país e cidade, e a população que sai cedo de casa para trabalhar, precisa ter esta demanda solucionada.