Audiência pública debaterá situação dos carroceiros em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Audiência pública debaterá situação dos carroceiros em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

Será realizada hoje (1º), às 18 horas, a audiência pública da Câmara Municipal de Montes Claros para discutir a proibição da atuação dos carroceiros na cidade. A proposta é da vereadora Ceci Protetora (PP), com o argumento de que existem maus tratos aos animais. No ano de 2015, quando o então prefeito Ruy Muniz mandou projeto neste mesmo porte, levando os carroceiros a fazer grande protesto na cidade. As estimativas são de que aproximadamente 1.500 pessoas trabalham nessa atividade na cidade. O projeto propõe a mudança gradativa das carroças, mas sem definir como será implantado o novo modelo e mesmo quem custeará as despesas. Na terça-feira, a Câmara Municipal criou a Frente Parlamentar de Defesa dos Animais.

Foram convidados a participar do debate o deputado estadual Noraldino Lúcio, o promotor de Justiça da 7ª promotoria de Justiça de Montes Claros, Paulo César Vicente, e o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Augusto Guimarães. A surpresa é que a Associação dos Carroceiros não foi convidada. A audiência tem como finalidade esclarecer sobre a necessidade da substituição gradativa da tração animal na cidade e apresentar experiências bem-sucedidas de outros municípios que já implementaram esse tipo de projeto. O público poderá acompanhar ao vivo pela TV Câmara de Montes Claros, no canal 5.3, e pelo YouTube, onde será possível interagir através de chat.

Desde a semana passada que a Prefeitura de Montes Claros anunciou um diagnóstico sobre a situação dos carroceiros na cidade. Eles são bem aproveitados nos bairros periféricos da cidade. Fazem o transporte de material de construção e ainda o frete de carga nos bairros.