A Secretaria de Saúde de Pirapora por meio da Saúde Mental e Atenção Primária, organizaram uma caminhada para celebrar o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com o tema: “Do rio ao mar: somos os povos que navegam em confluências contra os genocídios, para a justiça triunfar”.
A caminhada aconteceu nesta sexta-feira às 8h, no dia 17 de maio, na Orla Fluvial da Avenida Salmeron. O tema escolhido é fruto de um processo de construção coletiva que começou ainda em janeiro deste ano. “A luta antimanicomial e o movimento pela conquista e garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental, por uma sociedade sem manicômios, pelo cuidado em liberdade, para superação do preconceito as doenças mentais e a favor da vida em sua diversidade”, ressaltou Giselle Carneiro Mendonça, coordenadora da Saúde Mental de Pirapora.
A data remonta ao congresso de trabalhadores de serviços de Saúde Mental ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP), momento em que a disposição por mudar a então situação dos manicômios e promover uma reforma psiquiátrica humanizante, ganha ainda mais força.
Em 2001, a lei 10.261 foi aprovada e considerada o marco da reforma psiquiátrica no país. Apesar da legislação e do fechamento de muitos manicômios, as comunidades terapêuticas persistiram e ganharam espaço no governo passado. O Movimento da Luta Antimanicomial ainda trava novas batalhas para que não haja financiamento público para essas comunidades e enfrenta forte resistência de setores conservadores.
A Secretaria Municipal de Saúde Pirapora acredita na acessibilidade, igualdade, tolerância, inclusão e busca o fortalecimento destas políticas.
(Kelly Cristina)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)