O Atlético mudou de patamar no cenário do futebol continental em 2013. Comprovação disso é a frequência – além do título – na Copa Libertadores, principal torneio do continente: a edição de 2023 marcará a 9ª participação do Galo desde 2011.
Campanhas recentes do Atlético na Copa Libertadores
2013 – campeão diante do Olimpia (Paraguai); 2014 – eliminado nas oitavas de final pelo Atlético Nacional (Colômbia); 2015 – eliminado nas oitavas de final pelo Internacional; 2016 – eliminado nas quartas de final pelo São Paulo; 2017 – eliminado nas oitavas de final pelo Jorge Wilstermann (Bolívia); 2019 – eliminado na fase de grupos; 2021 – eliminado na semifinal pelo Palmeiras; 2022 – eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras.
Oscilante durante a principal competição nacional, o Atlético encerrou a Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 na 7ª colocação, com 58 pontos, garantindo vaga na fase preliminar da Copa Libertadores de 2023.
Esta será a segunda participação do Atlético nas etapas preliminares do torneio continental. Em 2019, o Alvinegro precisou superar Danubio e Defensor, ambos do Uruguai, para chegar à fase de grupos.
Naquela mesma edição, no entanto, o clube mineiro fez sua pior campanha na história. Em um grupo com Cerro Porteño (Paraguai), Nacional (Uruguai) e Zamora (Venezuela), o Galo somou apenas duas vitórias em seis jogos e terminou na 3ª posição, sem se classificar para as oitavas de final.
As condições da instituição, apesar disso, eram bem distintas dos dias atuais. Com a parceria do grupo conhecido como 4R’s, que injeta recursos diretamente no clube, o Atlético sagrou-se campeão brasileiro e bi da Copa do Brasil – dispondo de um dos melhores elencos do continente.
O bi da Libertadores segue sendo o “sonho de consumo” alvinegro. Nos últimos dois anos, o time que era comandado por Cuca amargou eliminações traumáticas para o Palmeiras (primeiro, nas semifinais e, depois, nas quartas).
Com Eduardo Coudet, o Galo entra na etapa inicial do torneio continental em 2023 como um dos favoritos a conquistar uma vaga na fase de grupos. O desafio na segunda etapa preliminar é eliminar o Carabobo, da Venezuela.
O jogo de ida acontece nesta quarta-feira (22), às 21h30, no Estádio Olímpico UCV, em Caracas. A volta está marcada para o dia 1° de março, também às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. (Superesportes)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)