Atlético alcança quartas da Libertadores pela quinta vez nas últimas 10 participações - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Atlético alcança quartas da Libertadores pela quinta vez nas últimas 10 participações

O Atlético está novamente nas quartas de final da Copa Libertadores. O alvinegro bateu o San Lorenzo por 1 a 0 nessa terça-feira (20/8), na Arena MRV, pelo segundo jogo das oitavas e garantiu vaga na próxima fase. O Galo chegou nas quartas de final em cinco das últimas 10 vezes em que disputou a Libertadores. Entretanto, só passou dela em duas oportunidades: 2013, quando foi campeão, e em 2021, quando caiu para o Palmeiras na semifinal.

Neste ano, o rival nas quartas será o Fluminense, que eliminou o Grêmio nas oitavas de final. A classificação carioca veio com vitória por 4 a 2 nos pênaltis – o time treinado por Mano Menezes havia perdido por 2 a 1 na ida e devolveu o placar na volta.

Campanhas do Atlético nas últimas 10 participações na Libertadores

Desde o ano do título, o Atlético só não participou da Copa Libertadores em 2018 e 2020. A pior campanha foi em 2019, quando sequer passou da fase de grupos. Em 2014, 2015, 2017 e 2023 foi até as oitavas de final. Veja detalhadamente a seguir:

2013 – campeão

2014 – eliminado pelo Atlético Nacional nas oitavas de final

2015 – eliminado pelo Internacional nas oitavas de final

2016 – eliminado pelo São Paulo nas quartas de final

2017 – eliminado pelo Jorge Wilstermann nas oitavas de final

2019 – eliminado na fase de grupos

2021 – eliminado pelo Palmeiras na semifinal

2022 – eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final

2023 – eliminado pelo Palmeiras nas oitavas de final

2024 – enfrentará o Fluminense nas quartas de final

Atlético na Libertadores 2024

O Atlético faz campanha quase perfeita na Libertadores até o momento. Antes de disputar as oitavas de final, o Galo liderou o Grupo G com 15 pontos – cinco vitórias e uma derrota. O único revés foi para o Peñarol, fora de casa, pela penúltima rodada. Além dos uruguaios, que passaram em segundo, fizeram parte da chave o Rosario Central (terceiro) e Caracas (quarto). O desempenho garantiu ao Galo a segunda melhor campanha geral da fase de grupos – atrás apenas do River Plate, que liderou o Grupo H com 16 pontos. Com isso, o alvinegro ganhou a vantagem de poder decidir quase todos duelos do mata-mata em casa, com exceção apenas de um possível confronto justamente com o time de Marcelo Gallardo (que pode ocorrer em uma eventual semifinal, já que as equipes estão no mesmo lado da chave). O sorteio realizado pela Conmebol colocou o San Lorenzo no caminho do Atlético. No jogo de ida das oitavas de final, disputado em 13 de agosto no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, as equipes tinham empatado por 1 a 1. Com o resultado volta, portanto, o Galo se garantiu nas quartas.

Números do Atlético na Libertadores 2024

Jogos: 8

Vitórias: 6

Empates: 1

Derrotas: 1

Gols marcados: 16

Gols sofridos: 7

Saldo de gols: 9

(No Ataque)