Assessora técnica do Codanorte ministra palestra na 1ª Feira de Resíduos de Minas Gerais, em BH - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Assessora técnica do Codanorte ministra palestra na 1ª Feira de Resíduos de Minas Gerais, em BH

A assessora técnica do Codanorte, Soraya Otoni, ministrou palestra sobre o tema “Do lixo ao luxo” durante a 1ª Feira de Resíduos de Minas Gerais, nesta sexta-feira, 07 de outubro, em Belo Horizonte. Também participaram da programação a equipe de saneamento do Codanorte: as engenheiras civis, Luísa Prates e Lara Malheiros, o engenheiro ambiental, Pedro Bicalho, e a arquiteta Maria Hellena Almeida.

O evento é uma realização do Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais (SINDILURB), com o apoio das entidades SINDEAC, SEBRAE-MG e FETHEMG, que representam os trabalhadores da limpeza urbana, dentre outras categorias. A Feira aconteceu entre os dias 6 e 7 de outubro e reuniu 2 mil pessoas, no Centro de Inovação e Tecnologia SENAI CIT FIEMG, na capital mineira.

“O Programa de Educação ambiental do Codanorte teve a oportunidade de participar da 1ª Feira de Resíduos Sólidos de Minas Gerais e durante minha palestra, levei um pouco do que o Codanorte leva aos municípios consorciados. A palestra foi sucesso absoluto. Inclusive, o secretário de meio ambiente de Uberaba esteve conosco, assim como outras autoridades. Mostramos que os artesanatos com materiais recicláveis que inclusive expomos, são alternativas para a população em situação de vulnerabilidade gerarem renda, terem dignidade. Ou seja, além do impacto ambiental, tem também a responsabilidade social”, enfatizou Soraya.

Segundo a organização, o evento reuniu todos os elos da indústria de resíduos, com o objetivo de fomentar projetos e promover tecnologias com foco na Economia Circular e na valorização de resíduos. Além disso, debateu temas importantes para o desenvolvimento do setor.

Para o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, o Consórcio tem atuado na perspectiva de promover a sustentabilidade no processo econômico. “Desde quando foi fundado em 2013, a proteção do meio ambiente norteia as ações no Codanorte. A busca pela economia circular, por exemplo, é uma das nossas principais bandeiras, pois incentivamos a associação do desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável”.